Unidade Básica de Saúde da Urbis VI antes da reforma.

O Governo Municipal tem dedicado atenção especial ao serviço de saúde em Vitória da Conquista. A secretária municipal de Saúde, Ceres Almeida, estabeleceu uma série de reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município com o objetivo de proporcionar, tanto à comunidade quanto aos profissionais, uma infraestrutura ainda mais adequada de atendimento. Após visitas às unidades, 20 foram escolhidas para ser reformadas até o fim deste ano.

Uma das unidades que já está sendo reformada é a do bairro Urbis VI. Segundo o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Lucas Batista, a estrutura física da unidade passa por diversos reparos. “Estamos consertando goteiras, rachaduras nas paredes e dando uma pintura nova à unidade”, comentou. “Queremos entregar para a comunidade do bairro Urbis VI a unidade reformada e reestruturada ainda nos próximos dias”, completou.

Durante as visitas, a secretária de Saúde, Ceres Almeida, comentou que as reformas são o primeiro passo para uma mudança ainda maior. Além da melhoria de fluxo de trabalho, a secretária prevê a instalação de academias de saúde em unidades específicas. “As academias são implementadas em parceria com o projeto HealthRise, através da Ufba”, explicou a secretária. “As pessoas que tenham algum tipo de síndrome metabólica podem fazer os exercícios físicos aqui mesmo, na unidade de saúde”, pontuou Ceres Almeida.

A reforma da UBS do bairro Urbis VI deve ficar pronta nos próximos dias. O diretor administrativo da SMS pediu atenção especial por parte dos usuários com relação à Unidade: “Precisamos pedir que a população nos ajude a cuidar deste espaço. Todos nós temos que cuidar e zelar por este patrimônio, porque ele é de uso de toda a comunidade”.