Prefeitura recebe representantes de diferentes setores da sociedade

Na tarde de quarta-feira, 8, o prefeito se reuniu com associações do Ibirapuera, do Cidade Modelo e de praticantes da modalidade esportiva wheeling

A agenda do Governo Municipal na tarde dessa quarta-feira, 8, incluiu reuniões com três associações que representam diferentes segmentos da população. O prefeito Herzem Gusmão ouviu demandas apresentadas por moradores do bairro Ibirapuera, do bairro Cidade Modelo e encerrou a tarde em audiência com jovens praticantes do esporte wheeling.

A Associação Renovada de Moradores do Bairro Ibirapuera e Adjacentes apresentou ao prefeito o projeto de construção de um posto de saúde, já que o atual funciona num espaço alugado. Os moradores, que foram acompanhados pelo ex-vereador Ricardo Pereira, informaram que a associação conseguiu, junto ao deputado federal Jorge Solla, uma emenda no valor de R$ 408 mil, destinada justamente à construção do posto.

O prefeito garantiu que a Prefeitura irá em busca dos recursos garantidos pela emenda. “Nós aceitamos, claro. Vamos buscar essa emenda, a liberação dos recursos para edificar um posto de saúde, que o bairro Ibirapuera merece”, assegurou.

Os moradores agradeceram. “Gostaríamos de agradecer ao prefeito Herzem Gusmão porque ele nos recebeu muito bem. Como já havíamos apresentado o projeto e conseguimos uma emenda de R$ 408 mil, esperamos que este dinheiro não volte”, disse a presidente da associação, Juliana Ribeiro. “Que seja construído o nosso posto. Pelo que ele nos apresentou, essa possibilidade é muito grande”, complementou.

‘Ouvindo a sociedade’ – As reivindicações da Associação de Moradores do Cidade Modelo enfatizaram a necessidade de pavimentação em vias do bairro. Mas os representantes também apresentaram necessidade de melhorias em relação ao atendimento de saúde, a ausência de uma creche e a necessidade de mais espaço para atender os alunos da Escola Municipal São Cristóvão.

O prefeito se comprometeu a fazer uma visita ao bairro na próxima semana. Pretende passar pela sede do programa Conquista Criança, pela Escola Municipal São Cristóvão e por algumas ruas do Cidade Modelo.

“A gente colocou as dificuldades, as deficiências que têm no bairro”, disse a pensionista Janaína Rios, integrante da associação. “E estamos saindo daqui satisfeitos. A promessa dele foi muito boa, e a gente espera que seja cumprida”.

Herzem Gusmão observou as semelhanças entre algumas reivindicações apontadas pelos representantes dos dois bairros, e ainda de outros que têm se reunido com o Governo Municipal. “O importante é que nós estamos ouvindo a sociedade, ouvindo os representantes dos bairros. E, paulatinamente, nós vamos tentar resolver”, declarou o prefeito.

‘Problema resolvido’ – Quanto ao wheeling, trata-se de um esporte que consiste em fazer manobras com a motocicleta, estando sobre uma roda só. Pode ser a dianteira ou a traseira, contanto que os motociclistas executem os movimentos com graus cada vez maiores de dificuldade e perfeição. A Associação Conquista Wheeling possui, hoje, cerca de 400 membros cadastrados – metade deles com carteirinha.

Para praticar o esporte em Vitória da Conquista, eles se revezam em grupos de 50, que se reúnem todos os domingos, na antiga “Pedra”, o espaço em frente ao Restaurante Popular, no bairro Jurema. Como o ruído provocado pelas motos gerou reclamações em alguns pontos da vizinhança, a atual gestão interditou a prática do esporte no local até que se chegasse a uma solução.

Entretanto, chegou-se a um entendimento, graças a uma sugestão do prefeito: ao invés de sair à procura de outro espaço (o que seria inviável), que eles permanecessem no local, desde que alterassem o horário da prática do esporte. Agora, as manobras deverão acontecer das 10h às 17h. “Isso é razoável”, afirmou o gestor, justificando a decisão por meio da necessidade de se estimular a prática de esportes no município. “De dez às dezessete horas. Está resolvido este problema e eles voltam a usar aquele espaço no próximo domingo”, concluiu.

Naturalmente, a notícia foi bem recebida pelos esportistas. “A demanda foi muito boa, porque foi rápida e resolveu o nosso problema”, resumiu Rafael Guimarães, presidente da Associação Conquista Wheeling.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
25/07
Vitória da Conquista recebe visita técnica de arquitetos curitibanos
Gabinete Civil
25/07
Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado na cidade
Gabinete Civil
21/07
Prefeitura e Coelba assinam termo de compensação ambiental
Gabinete Civil
21/07
Prefeito municipal empossa novos conselheiros de Habitação Popular