Os profissionais de saúde da Rede Municipal de Vitória da Conquista estão recebendo 800 litros de álcool para ajudar na prevenção ao novo coronavírus. A doação foi feita pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus Anísio Teixeira, na manhã desta quinta-feira (21).

A fabricação de álcool 70% a partir do álcool absoluto tem sido feita nos laboratórios da Universidade, por técnicos e professores

A iniciativa é fruto do projeto Proadi Big Data Inovação em Saúde, uma parceria entre a Ufba de Vitória da Conquista e o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “Uma das nossas preocupações é justamente com essas questões de biossegurança, relacionadas a essa pandemia do coronavírus. Por conta disso, o Hospital realizou uma compra de álcool absoluto e nós diluímos aqui na Universidade, para álcool a 70%”, explica o coordenador local do projeto, professor Márcio Galvão.

A coordenadora de Laboratórios da Ufba, Janeide Oliveira, entregou a doação à assessora do Controle Social, Carolina Garcez

O álcool a 70% é um produto com propriedade antisséptica, ou seja, com poder de impedir a contaminação pelo novo coronavírus. Ainda de acordo com Galvão, professores e técnicos da Universidade têm se empenhado na fabricação desse tipo álcool, a fim de auxiliar o Município no enfrentamento da pandemia.

A assessora do Controle Social da Secretaria de Saúde, Carolina Garcez, esteve na Ufba, nesta manhã, para receber a doação. “A gente, em primeiro lugar, quer agradecer essa iniciativa, porque nesse momento em que a gente está falando tanto de prevenção e cuidados, essa doação é muito importante. Então a Prefeitura e a Secretaria de Saúde agradecem imensamente pela inciativa da Universidade”, afirma.

Oitocentos litros de álcool serão distribuídos nos serviços de saúde do município

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, lembra que esse é o segundo lote de materiais doados pela instituição. “A Ufba é uma grande parceira da nossa gestão, com distribuição de material importantíssimo, que é o álcool, que será utilizado pelos nossos profissionais de saúde e pela equipe que trabalha com as medidas de prevenção da Covid-19”, relata.