Evento segue até às 17h, quando será lançado o Caderno de Boas Práticas sobre o uso da penicilina na Atenção Básica para a prevenção da Sífilis Congênita no Brasil

Sensibilizar e atualizar os profissionais de saúde sobre as novas estratégias para a prevenção da sífilis adquirida e da sífilis congênita. Estes são os principais objetivos do Seminário Municipal sobre Sífilis e Sífilis Congênita, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira, 29, no auditório do Cemae.

A atividade, voltada para os profissionais de saúde do município e região, encerra a programação da campanha municipal de combate à sífilis. Desde o dia 19, a Prefeitura realizou diversas ações com o intuito de reforçar as estratégias de prevenção desta doença na cidade.

Representando o Ministério da Saúde, Maria Vitória Ramos, parabenizou Vitória da Conquista pela redução dos índices de sífilis congênita. “É uma honra poder estar aqui em Vitória da Conquista para poder tratar desse assunto tão importante. Conquista vem desempenhando um trabalho muito bom na redução dos índices da sífilis e da sífilis congênita. É um exemplo para os municípios”, declarou.

Nesse sentido, a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, destacou o empenho do poder público municipal para reduzir esses índices. “Somos nós, cada profissional da rede, que fazemos a saúde pública acontecer e por isso não medimos esforços para ajudar a combater não só a sífilis como todas as doenças. O desejo do Governo Municipal e também principal desafio é reduzir cada vez mais o índice até conseguirmos zerar a sífilis congênita”, disse.

Para a representante do Núcleo Regional de Saúde, Silvia Schetini, o seminário é um momento de troca. “Esse é um tema de extrema importância para ser debatido. Esse seminário vai proporcionar a troca de ideias e de experiências, bem como contribuir para desmistificar muitas questões referentes a temática”, afirmou.

À tarde, o seminário continua com mesa-redonda sobre atualização em diagnóstico e tratamento da Sífilis, roda de conversa sobre o uso da penicilina na Atenção Básica e o lançamento do Caderno de Boas Práticas – O uso da penicilina na Atenção Básica para a prevenção da Sífilis Congênita no Brasil, do Ministério da Saúde.