Prefeitura realiza Seminário do Pacto Pela Educação

Na noite dessa quinta-feira, 13, o Governo Mais Perto de Você realizou o Seminário de Formação do Pacto Estadual Pela Educação. O evento, sediado no auditório do Cemae, reuniu professores do Ensino Fundamental I, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

O Pacto Pela Educação é um programa do Governo do Estado desenvolvido em parceria com os municípios baianos. Vitória da Conquista aderiu ao projeto, que tem como objetivo garantir aos estudantes a alfabetização até os oito anos de idade. Nesse sentido, o Seminário faz parte da formação oferecida aos professores, para que eles possam pensar e discutir estratégias que permitam o alcance dessa meta.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, esteve representando o prefeito Herzem Gusmão na abertura do evento. Ele fala da expectativa do Governo Municipal na área de educação: “Esperamos que Vitória da Conquista tenha uma nova realidade para as nossas crianças. Quando elas forem submetidas a índices de avaliação, que possam apresentar os resultados que todos nós queremos: alfabetizadas, capacitadas, conscientes e no caminho do progresso e do êxito profissional e pessoal.”

O secretário de Educação, Marcelo Melo, lembra que o Seminário faz parte de uma série de ações que estão sendo oferecidas para a formação continuada dos professores da Rede Municipal. “Sabemos a importância da formação continuada. Então, no Pacto pela Educação temos a formação dos professores do Fundamental I, para que eles venham a desenvolver atividades para que os alunos possam se alfabetizar na idade certa”, explica.

Para a professora Isa Maria Azevedo, que também é coordenadora da Escola Municipal José Mozart Tanajura, quem ganha com a adesão ao programa são os educandos e os profissionais que participam das capacitações. “Esse é um programa rico, que visa contribuir com a formação dos professores no ciclo de alfabetização, trazendo propostas que os professores já conhecem, mas são propostas que no contexto de sala de aula são dinamizadas”, afirma.  E disso, completa: “Esse é um dos grandes objetivos do programa, fazer com que a teoria se case com a prática.”

Notícias Relacionadas

Educação
18/09
FNDE abre inscrições para capacitação de conselheiros da alimentação escolar
Educação
18/09
Prazo para inscrições no Brasil Alfabetizado termina quarta, 20
Educação
18/09
6ª edição do Projeto Ser Surdo será concluída em 26 de setembro
Educação
17/09
Encontro destaca importância da parceria entre escola e família