A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza a Semana Municipal do Meio Ambiente 2019 com o objetivo de sensibilizar a população para o cultivo de árvores no ambiente urbano, tornando a cidade mais verde até 2040, quando Vitória da Conquista completa 200 anos.

Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá o lançamento do projeto Semeadores do Futuro, no Centro Glauber Rocha. Lá, os interessados poderão plantar sementes de árvores nativas em tubetes, previamente providos de substrato. As plântulas (pequena planta resultante do desenvolvimento inicial do embrião) serão manejadas no Herbário Sertão da Ressaca e, após maturação das mudas, elas serão plantadas com a participação da comunidade.

A Secretaria de Meio Ambiente também lança a Cartilha de Arborização Urbana – material que contém de modo claro e objetivo os principais aspectos e as recomendações técnicas para o plantio em meio urbano de 23 espécies produzidas no Horto Florestal Vilma Dias e disponibilizadas gratuitamente para a população.

Durante a próxima quarta-feira, outras atividades serão realizadas no espaço, a exemplo da Feira Ambiental, na qual serão comercializados e expostos materiais, serviços e resultados de iniciativas bem sucedidas, além da realização de oficinas e apresentações artísticas.

Caminhadas ecológicas e plantio de mudas de espécies nativas ainda são realizados nos dias 6 e 8, ao longo do mês, ocorrem rodas de conversação. “A Semana do Meio Ambiente visa formar indivíduos ambientalmente sensíveis e conscientes, bem como promover a valorização e o respeito à biodiversidade, estimulando a construção de uma melhor qualidade de vida por meio da melhoria dos espaços urbanos”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.