Entre os dias 14 e 15 de março, no auditório da Rede de Atenção e Defesa de Criança e do Adolescente, a Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza a segunda Oficina Formativa de 2019 onde será discutido tema: “A relação do SUAS com o Sistema de Justiça e Sistema de Garantia de Direitos”, que será ministrada pela professora Dra. Denise Colin*, assistente social.

Esta oficina tem por objetivo principal discutir sobre os principais desafios dessa importante relação. Além disso, objetiva esclarecer sobre a natureza do trabalho social desenvolvido pelos profissionais das equipes de referência do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, de modo a subsidiar o diálogo na relação interinstitucional, presente no município, com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outros.

“Nessa lógica, cabe à gestão municipal a articulação institucional entre os diversos atores que compõem a rede, a fim de definir estratégias de trabalho, fluxos de atendimento e encaminhamentos, construindo a complementariedade e a intersetorialidade, evitando que as ações se tornem personificadas, frágeis e não duradouras” declarou o diretor de Assistência Social Michael Farias.

“É importante destacar que desde 2017, o Governo Municipal vem investindo em atividades de educação permanente, como forma de consolidar a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS – PNEP/SUAS no âmbito do município de Vitória da Conquista. E, para além disso, garantir aos trabalhadores do SUAS acesso a informações importantes que potencializarão os serviços a serem ofertados aos usuários”, concluiu Michael Farias.

Denise Colin* – é assistente do Ministério Público do Estado do Paraná – MPPR e atualmente diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Subprocuradoria de Planejamento Institucional. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUC PR, com mestrado e doutorado em sociologia política pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Foi gestora da Política Estadual de assistência social no Paraná de 2003 a 2009 e Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social – MDS de 2011 a 2014.