Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue e a Chikungunya

“Realizamos os mutirões, aos sábados, priorizando os bairros que estão com infestação mais alta ou apresentando casos da doença”, explicou a coordenadora municipal de Endemias

Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e informar a população quanto à prevenção e sintomas da dengue e da febre Chikungunya. É com esses objetivos que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, está realizando, aos sábados, mutirões de tratamento em diversos pontos do município.

Um deles aconteceu no último sábado, 25. Cinquenta e oito agentes de endemias se concentraram no bairro Cidade Modelo, onde a meta foi visitar 100% dos 1.856 imóveis (casas, terrenos e comércio) existentes na localidade. “Trabalhamos durante a semana, seguindo o cronograma que contempla toda a cidade e, aos sábados, realizamos os mutirões, priorizando aqueles bairros que estão com infestação mais alta – de acordo com o último levantamento – ou apresentando casos da doença”, explicou a coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão.

No Cidade Modelo, já foram confirmados, este ano, nove casos de dengue. Por isso, a população deve ter cuidado redobrado, como informou a agente de endemias, Jussilene de Jesus Santos. “O tratamento que nós fazemos é muito importante, mas o efeito dele é potencializado com a colaboração dos moradores, evitando acumular água em recipientes abertos”, ressaltou.

Durante a visita dos agentes em sua casa, Tatiana Souza ficou atenta às explicações e aproveitou para esclarecer dúvidas quanto aos sintomas das doenças. “Esse trabalho dos agentes é muito importante porque eles nos orientam a prevenir essas doenças. Não consigo entender como tem gente que não recebe o agente em casa; deve ser porque acha que nunca terá dengue”, considerou.

Números da dengue e da Chikungunya – Até o dia 27 de abril, foram notificados 129 casos suspeitos para a dengue. Destes, 85 foram positivos, 38 negativos, 1 indeterminado e 5 aguardam o resultado. Até o momento, nenhum caso suspeito para Chikungunya.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14