Prefeitura realiza inspeção sanitária em carros-pipas

Atestar a qualidade da água transportada por carros-pipas. Esse é o objetivo da inspeção sanitária que está sendo feita pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Vigilância Sanitária, nos caminhões que participam da Operação Carro-Pipa – ação que resulta da parceria entre a Administração Municipal e o Governo Federal (Exército).

Atualmente, são 40 carros prestando esse serviço para a população de 240 comunidades rurais. Eles são fiscalizados pelo Exército Brasileiro e pela Prefeitura sempre com o objetivo de ofertar água potável e de qualidade para as áreas atingidas pela estiagem. Além da inspeção nos carros, também é realizada a coleta de água para exames laboratoriais, nos mananciais ligados à operação.

“A água é considerada um tipo de alimento e, como tal, deve passar por esses testes para verificar se ela está adequada para o consumo humano”, explicou a inspetora sanitária, Cristiane Couto, durante a capacitação sobre a fiscalização na sede da Defesa Civil, nesta semana.

Durante a fiscalização, são verificados aspectos do carro e do tanque, como pintura, presença de ferrugem e condições das torneiras e mangueiras. O carro do pipeiro Luís Teixeira, passou pela segunda inspeção. “Transporto um líquido precioso, pois água é vida. Por isso, as condições de higiene do tanque é fundamental para manter sua qualidade”, ressaltou Luís.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
21/07
Prefeitura e Coelba assinam termo de compensação ambiental
Gabinete Civil
21/07
Prefeito municipal empossa novos conselheiros de Habitação Popular
Gabinete Civil
20/07
Governo Municipal e Polícia Rodoviária Federal estreitam parceria
Gabinete Civil
19/07
Prefeitura e Fundação Dom Cabral apresentam planejamento estratégico para Vitória da Conquista