Durante todo este mês, diversas atividades serão desenvolvidas em Vitória da Conquista para lembrar o Setembro Amarelo. A campanha faz referência ao dia 10 de Setembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que surgiu a partir de uma iniciativa da International Association for Suicide Prevention.

No Brasil, o Setembro Amarelo teve início em 2015, como uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta é promover eventos que tenham como pauta o suicídio além de divulgar o assunto, alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Segundo a coordenadora municipal de Saúde Mental, Thayse Fernandes, os CAPS vão atuar durante todo o mês com ações voltadas para o tema. “O assunto está sendo abordado transversalmente nas atividades regulares, oficinas e grupos terapêuticos”, explicou.

Mobilização de todos – Segundo informações do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma média de 32 suicídios ocorrem diariamente no país, ou seja, uma morte a cada 45 minutos. Mas esses índices podem ser reduzidos se todos ajudarem. A proposta da campanha Setembro Amarelo é dar visibilidade ao assunto e mostrar as formas de prevenção. Para isso, as empresas de todas as ordens são convidadas a fazer ações internas, distribuir materiais informativos e promover palestras. Os órgãos públicos podem iluminar de amarelo fachadas de prédios, promover atividades, falar sobre prevenção nas unidades de saúde e escolas. As pessoas também podem se mobilizar usando uma fita amarela ou vestindo amarelo, propor o tema em seus grupos e buscar informações confiáveis sobre o assunto.

As informações sobre a campanha estão disponíveis no endereço http://www.setembroamarelo.org.br e quem precisar de ajuda pode acessar o próprio site do CVV – https://www.cvv.org.br, ligar para o número 188 ou procurar um dos CAPS – Centros de Atenção Psicossocial. Confira mais informações sobre os serviços oferecidos em Vitória da Conquista:

CAPS AD III: http://www.pmvc.ba.gov.br/centro-de-atencao-psicossocial-alcool-e-drogas/
CAPS II: http://www.pmvc.ba.gov.br/centro-de-atencao-psicossocial/
CAPS IA: http://www.pmvc.ba.gov.br/centro-de-atencao-psicossocial-infantil-e-adolescente/