Prefeitura realiza capacitação sobre Vigilância do Óbito e Georreferenciamento de cemitérios

Na última semana, na Escola de Formação em Saúde da Família, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou uma capacitação para todos os enfermeiros que fazem parte da Rede Municipal de Saúde. O encontro debateu a vigilância do óbito e o georreferenciamento de cemitérios.

Durante o curso, os profissionais tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência da Câmara Técnica de Investigação de Óbitos Fetais, infantis e maternos, que é responsável pela análise dos óbitos. A Câmara é responsável pelo levantamento de problemas e pela elaboração de recomendações para gestão, serviços e equipes de saúde.

A partir de agora, caberá às equipes de saúde o cadastramento dos cemitérios de suas áreas de abrangência. “Esta é uma ação do Ministério da Saúde para reduzir a subnotificação de óbitos na população geral, além de confrontar as informações dos registros de óbitos identificados em locais de sepultamento com aqueles registrados no sistema de informação sobre mortalidade”, esclareceu a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Aguiar.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
18/11
Prefeitura promove 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulher
Educação
18/11
Pacto pela Educação: Professores e coordenadores municipais relatam experiências
Notícias
18/11
Hospital Esaú Matos propõe roda de conversa sobre prematuridade
Mobilidade Urbana
17/11
Prefeitura amplia horário do transporte coletivo neste domingo, 19