Prefeitura realiza capacitação sobre novo sistema de gerenciamento escolar

Nos dias 5 e 6 de novembro, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realiza a capacitação dos secretários e auxiliares escolares de toda a Rede Municipal de Ensino para operarem o novo sistema de gerenciamento escolar. O treinamento acontece no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O novo sistema vai permitir a integração entre a Administração Municipal, escolas e pais, por meio do ambiente web. Ou seja, possibilitar o registro de cursos, turmas, professores, alunos e matrículas, bem como o controle de notas e aproveitamento de cada estudante.

Além disso, vai facilitar e automatizar a emissão de documentos e históricos e também auxiliar no planejamento, controle e execução dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e na gestão patrimonial das unidades escolares e da Secretaria de Educação.

Para a gerente do Núcleo de Estatística da Smed, Carmen de Oliveira, um dos principais avanços do sistema é a rapidez no processo de matrícula nas escolas. “Vai facilitar todo o trâmite nas quase 200 unidades de ensino do município. O tempo dos secretários será melhor aproveitado e a Smed vai ter um diagnóstico em tempo real sobre a quantidade e a situação dos alunos matriculados”.

A analista de sistemas da empresa Tivic, Maone Barbosa, explicou a importância da informatização dos procedimentos administrativos das escolas. “O sistema tem a função de ajudar tanto no gerenciamento quanto no controle do que acontece dentro da instituição. O objetivo é que a Smed possa estar informada de todos os acontecimentos das escolas de forma online e rápida”.

O secretário escolar Leandro Souza Soares elogiou o novo sistema. “Vai trazer muita agilidade para a gente e facilitar a vida de pais e alunos. É um avanço para as nossas escolas”.

Notícias Relacionadas

Educação
23/03
Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Educação
15/03
Novos membros do Conselho Municipal de Educação tomam posse
Educação
14/03
Governo recebe proposta de transformar Patrulhando a Cidadania em escola municipal
Educação
13/03
Governo municipal se reúne com a Coordenação do Projeto Patrulhando a Cidadania