Prefeitura realiza capacitação em Manejo Clínico da Dengue

Como parte das ações de combate à dengue e a febre Chikungunya e com o objetivo de atualizar as informações quanto ao manejo clínico da dengue, a Prefeitura Municipal, por meio do Programa de Endemias, promoveu na última semana, uma capacitação sobre o tema. O evento, realizado na Escola de Formação em Saúde da Família, foi direcionado aos enfermeiros e médicos que atuam na Rede Básica de Saúde de Vitória da Conquista.

“Este é um momento para os profissionais que atendem nas unidades esclarecerem as dúvidas a respeito do assunto. A identificação precoce de um paciente com dengue é muito importante. Todos devem estar atentos aos sintomas”, alertou o médico e facilitador da capacitação, Wesley Burgos.

Além do manejo clínico, os profissionais foram informados sobre o fluxo e encaminhamento de pedidos de exames para o Laboratório Central do Município, com o coordenador do serviço, Gildásio Cairo.

Durante a reunião, a coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão, ressaltou: “A notificação da doença pelas equipes de saúde é muito importante, pois, com ela nós organizamos ações de bloqueio do mosquito e de tratamento dos domicílios que estão próximos àquela pessoa com a doença”.

Tanto é assim que a enfermeira da Equipe de Saúde da Família do Nova Cidade, Ana Carolina Barreto, ressaltou: “Este ano, registramos casos em nossa área de atendimento. Então, momentos como esse são de extrema importância para rever nossas práticas e tirar nossas dúvidas”, ressaltou.

Números da dengue e Chikungunya: Até o dia 10 de junho, foram notificados 315 casos suspeitos para dengue e Chikungunya, destes 173 foram positivos para dengue, 66 negativos, 02 indeterminados e 74 aguardam resultado e nenhum caso positivo para Chikungunya.

Notícias Relacionadas

Educação
29/03
Secretário de Educação visita escolas da Zona Rural
Mobilidade Urbana
29/03
Prefeitura realiza vistoria anual dos táxis em abril
Desenvolvimento Social
29/03
Governo Municipal discute parceria com o SENAI
Notícias
29/03
Mudanças no manejo dos resíduos garantem mais tempo de vida útil ao aterro sanitário