Prefeitura realiza campanha municipal “Conquista livre da tuberculose”

O cuidado com a saúde pública tem sido uma das principais metas da Prefeitura de Vitória da Conquista. O combate à tuberculose, doença que atinge populações de todos os países do mundo, está sendo intensificada em nosso município com a Semana Municipal de Combate a Tuberculose, entre os dias 14 e 31 de março. O objetivo é divulgar medidas de prevenção, sinais e sintomas, sensibilização de profissionais de saúde e comunidade sobre o estigma e preconceitos que ainda permeiam a doença, e que tuberculose tem cura.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). É transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outra pessoa. Geralmente após quinze dias de tratamento a pessoa já não transmite mais a doença.

Em Vitória da Conquista, o diagnóstico e o tratamento da doença são realizados no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária por uma equipe multiprofissional, formada por pneumologista, enfermeira, técnica de por meio de exames enfermagem, farmacêutica e assistente social. O atendimento é realizado de segunda a sexta feira, das 8h ás 12h, na Praça João Gonçalves, s/n, ao lado do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV).

Programação

14 a 31/03/2016 – Atividades alusivas à Tuberculose realizadas na rede de Atenção Básica (conforme agenda de cada Unidade de Saúde);
17/03/2016 – Feira de Saúde na Praça Nove de novembro das 9 às 14h, parceria com o SESC;
12 a 20/03/2016 – Atividades na Expoconquista;
23/03/2016 – Palestra e panfletagem no CEMAE – às 08h e às 14h;
24/03/2016 – Dia da “Tosse” – Avaliação c/ Pneumologista no Centro Municipal Manhã (mediante triagem);
22 a 31/03/2015 – Palestras no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária – às 8h.

Notícias Relacionadas

Educação
18/10
Smed e Proler promovem capacitação para educadores da Rede Municipal
Notícias
18/10
Cinejuv debate bullying com alunos do Colégio Ademário Pinheiro
Gabinete Civil
18/10
Semana do Alvará vai até sexta-feira, 20
Infraestrutura Urbana
17/10
Prefeitura realiza limpeza de canais pluviais da cidade