Prefeitura realiza campanha de combate à sífilis

As ações de prevenção sobre a doença acontecem entre os dias 19 e 23

No terceiro sábado do mês de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Sífilis. Para reforçar as estratégias de prevenção desta doença em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), promoverá ações de mobilização.

As atividades estarão concentradas entre os dias 19 e 23 de outubro. Na programação, palestras nas unidades de saúde, ações de sensibilização das pessoas que passarem pelo Caav durante esses dias e blitz educativa, em sinaleiras do centro da cidade, dia 19.

Atividades complementares – No dia 27 de outubro, às 19h, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, será realizado o lançamento do Caderno de Boas Práticas – O uso da penicilina na Atenção Básica para a prevenção da Sífilis Congênita no Brasil, do Ministério da Saúde. Neste material há o relato da experiência do município de Vitória da Conquista na busca da redução da sífilis congênita.

E no dia 29, a partir das 8h, no auditório do Cemae, será realizado o Seminário Municipal sobre Sífilis e Sífilis Congênita, que tem por objetivos sensibilizar e atualizar os profissionais de saúde sobre as novas estratégias para a prevenção da sífilis e sífilis congênita no município de Vitória da Conquista.

Sobre a doença – A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidumn que pode ser transmitida por meio da relação sexual sem camisinha com alguém contaminado ou por meio da transfusão sanguínea. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis (VDRL), principalmente as gestantes – a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14