Prefeitura realiza atividades na semana de combate a Hanseníase

A hanseníase é uma doença contagiosa, porém que tem cura. Além disso, quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, menores são as chances de deixar sequelas. Para diagnosticar precocemente novos casos da doença, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, está realizando uma série de atividades durante essa semana e informando a população sobre os sinais e sintomas da doença.

Nessa segunda, 26, por exemplo, foi realizado, no centro da cidade, o “Dia da Mancha”. Na programação, palestras e avaliações dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. “A hanseníase tem cura, mas como é uma doença que atinge a pele e o nervo, quanto mais tempo a pessoa passa sem diagnosticar a doença com um profissional, maior o risco de sequelas. Por isso, a importância do diagnóstico precoce”, explicou a dermatologista do Centro, Cristiane Valera.

Encaminhada para avaliação pela Unidade de Saúde, a dona de casa Solange Alves avaliou positivamente a iniciativa e falou da sua expectativa antes do exame. “Fiz primeiro a avaliação no posto e eles me encaminharam para o Centro. Espero que esteja tudo bem”, comentou.

Já o aposentado Ariston Moreira, que teve a doença, mas já está curado, também foi ao serviço para uma consulta de avaliação. Ele fez questão de ressaltar a importância do diagnóstico e do tratamento. “É muito importante fazer o tratamento porque se não cuidar, a doença só piora”, enfatizou.

As atividades que marcam a luta contra a hanseníase continuam até a próxima sexta-feira, 30. Na ocasião, será realizada uma feira de saúde na Praça 9 de Novembro, das 9h às 12h.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14