Prefeitura realiza acolhimento de médicos do Programa Municipal de Residência Médica

Em 2004, a Prefeitura de Vitória da Conquista implantou o Programa Municipal de Residência Médica, no Hospital Esaú Matos. Na época, eram oferecidas duas especialidades: Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia. Em 2015, o programa conta com 21 médicos residentes em cinco especialidades: Psiquiatria, Anestesiologia, Neonatologia, Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia.

“Nosso objetivo, com o programa, era o de atrair para o município, médicos especialistas. Hoje, muitos que passaram por aqui estão na cidade, trabalhando no Esaú Matos”, comentou o prefeito Guilherme Menezes durante a cerimônia de acolhimento dos novos médicos residentes e entrega dos novos espaços do Hospital Municipal Esaú Matos, nessa quarta-feira, 13.

Em 11 anos, o programa tem contribuído para a formação de médicos especialistas. Já foram mais de 20. A cada ano, são oferecidas 16 vagas em seis programas: Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Anestesiologia, Neonatologia, Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia.

“Vitória da Conquista foi a primeira cidade do interior da Bahia a implantar a residência em anestesiologia, um marco para essa especialidade e uma vitória para a saúde pública de toda a região”, lembrou o coordenador do programa conquistense e preceptor de Anestesiologia, Túlio Alves.

Para o médico residente do segundo ano de Obstetrícia/Ginecologia, Renivaldo Lapa, o programa de residência municipal já está consolidado. “Sabemos que nas áreas de obstetrícia/ginecologia e pediatria, o programa já está reconhecido pelos profissionais, agora, com as novas especialidades, só tende a melhorar”, avaliou.

Durante o evento, o Governo Municipal entregou o certificado de quatro concluintes, dois pediatras e dois obstetras/ginecologistas aptos para atuarem no mercado de trabalho como especialistas nestas áreas.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/03
Implantação da Universidade Católica em Conquista tem apoio da Prefeitura
Gabinete Civil
21/03
Prefeito visita Conquista Criança
Gabinete Civil
20/03
Executivo e Judiciário discutem ações ligadas à infância e adolescência
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/03
Prefeitura visita seleção de handebol e dialoga com a equipe