Prefeitura realiza ações para combate à sífilis

Em 2015, foram notificados 158 casos de sífilis na cidade

Em Vitória da Conquista, já foram notificados 158 casos de sífilis em 2015. “Desses, 62,6% são homens e 37,4% mulheres. Por isso, o Governo Municipal não tem medido esforços para diminuir o número de casos da doença”, informou a coordenadora do Caav, Fernanda Aguiar.

Para alertar a população sobre os riscos dessa doença, a Prefeitura, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav), realiza até o dia 29 de outubro, a campanha municipal de combate à sífilis. Estão sendo promovidas ações para a população e servidores municipais que atuam nos serviços de saúde.

Nessa perspectiva, a bioquímica do Caav, Maria Tereza Morais, realizou, na última sexta-feira, 23, uma palestra para os agentes rurais de saúde, abordando os aspectos da doença, formas de contágio e tratamento. “Esta é uma doença antiga, mas que ainda está muito presente na população brasileira”, comentou.

Para a agente rural de saúde de Barreiro (distrito de José Gonçalves), Edite Oliveira Santos, que há mais de 20 anos trabalha como agente, o que mais chamou a atenção foi a sífilis nas gestantes. “É muito importante toda mulher grávida fazer o teste, pois evita o aborto e também que a criança nasça com a doença”, ressaltou Edite.

Além de palestras, o Caav realizou testes para identificação da sífilis. O encerramento das atividades acontece dia 29, a partir das 8h, com o Seminário Municipal sobre Sífilis e Sífilis Congênita e o lançamento do Caderno de Boas Práticas – O uso da penicilina na Atenção Básica para a prevenção da Sífilis Congênita no Brasil, do Ministério da Saúde. Neste material, há o relato da experiência do município de Vitória da Conquista na busca pela redução da sífilis congênita.

Notícias Relacionadas

Notícias
27/03
Fundação de Saúde: funcionários participam da Sipat até sexta, 31
Notícias
27/03
Vitória da Conquista recebe ambulância do Samu 192
Notícias
27/03
CAPS IA de Vitória da Conquista está em novo endereço
Gabinete Civil
27/03
Evento de capoeira é realizado no Pradoso