Prefeitura realiza ações de prevenção e combate à dengue e a Chikungunya

O combate às larvas do mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue e da Febre Chikungunya), em Vitória da Conquista, é realizado durante todo o ano pela Prefeitura Municipal. Mas, no verão, as ações são intensificadas com a realização de mutirões que acontecem todos os sábados, em diferentes bairros da cidade.

Para somar ao tratamento nas residências, a Prefeitura tem um cuidado diferenciado em alguns pontos da cidade que são considerados estratégicos, como cemitérios e borracharias. Há 122 pontos cadastrados. Eles são visitados mensalmente pela equipe de Ponto Estratégico (PE), da Coordenação Municipal de Endemias.

Nestes locais, o Governo Municipal realiza o tratamento focal e a borrifação com larvicida, e o recolhimento de pneus. “Primeiramente, realizamos o tratamento focal e só depois é que fazemos a borrifação com o objetivo de eliminar os mosquitos”, explicou o supervisor da equipe de PE, Albino Assis.

Um exemplo de ponto estratégico é o Cemitério da Saúde que, mensalmente, recebe a visita dos agentes de endemias. No local, por tradição, é comum a existência de jarros sobre os túmulos, onde são colocadas flores. Normalmente, esses recipientes não são tampados e, consequentemente, tornam-se locais propícios para a reprodução do mosquito.

“Além desse trabalho mensal, também fazemos campanhas no Dia de Finados para conscientizar os familiares a evitarem esse tipo de ornamentação nos túmulos ou então, que nos objetos existentes seja colocada areia”, informou a coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão.

Números da Dengue: Até o dia 23 de janeiro, foram notificados 18 casos suspeitos para dengue, destes, 5 foram negativos e 13 positivos.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14