Prefeitura realiza ações de combate à dengue e a Chikungunya

 

Com a proximidade do inverno e, consequentemente, a queda na temperatura há uma diminuição da infestação do mosquito Aedes aegypti – responsável por transmitir a dengue e a febre Chikungunya. Segundo estudos, ele não sobrevive a essas condições climáticas.

Mas, a população deve continuar atenta! O último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Programa de Controle de Endemias, no mês de maio, o índice do município está em 4,9%.

O levantamento, que é realizado nos imóveis residenciais e comerciais e em terrenos, é feito pelos agentes de endemias. Eles recolhem as larvas do mosquito para que sejam avaliadas em laboratório para identificar se é do Aedes aegypti. Das larvas positivas, 100% foram encontradas nas residências.

“O Governo Municipal tem realizado ações de combate ao mosquito, com tratamento dos supostos criadores e orientação a população, mas precisamos muito que cada morador cuide de suas casas, eliminando os possíveis criadouros e cobrindo os reservatórios de água”, salientou a coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão.

Até o dia 27 de maio foram notificados 276 casos suspeitos para dengue e Chikungunya, destes 102 foram positivos para dengue, 55 negativos, 2 indeterminados, 117 aguardam resultado e nenhum caso positivo para Chikungunya.

Com o LIRAa concluído, a Prefeitura intensificará as ações nos bairros em que o índice foi maior. Além disso, continuam sendo realizadas as ações nos pontos estratégicos (cemitérios, borracharias), com coleta de pneu e borrifação com inseticida, tratamento e atividades educativas.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14