Prefeitura realiza 4ª edição do Projeto Ser Surdo

Iniciativa pretende levar as discussões sobre Libras e aspectos da cultura surda para dentro da sala de aula

Atualmente, Vitória da Conquista possui, matriculados em sua Rede Municipal de Ensino, 21 alunos com surdez profunda e 13 com perda auditiva. A fim de garantir a esse público a atenção necessária, a Prefeitura mantém uma equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE), especificamente direcionado a essa característica.

Setembro possui duas datas dedicadas a esse público: o Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26, e o Dia Internacional do Surdo, no dia 30. Por isso, ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Educação promove a quarta edição do Projeto Ser Surdo: Libras nas Escolas. O objetivo da iniciativa é divulgar a Língua Brasileira de Sinais e os aspectos inerentes à cultura surda, tanto para os alunos surdos como para os ouvintes.

O projeto contempla seis escolas municipais que contém alunos surdos. Durante os dias letivos, haverá aulas e distribuição de material pedagógico abordando os seguintes conteúdos: cultura surda, noções básicas de Libras, alfabeto manual, numerais cardinais e cumprimentos.

Desde o dia 20 de agosto, todas as quintas-feiras, estão sendo realizadas oficinas no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire. Essas atividades envolvem alunos ouvintes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental 2 e tratam de assuntos referentes à surdez: legislação específica, parâmetros da língua de sinais, cumprimentos, alfabeto, numerais, apresentação pessoal, dias da semana e meses do ano, cores, alimentos, família, sentimentos, meios de transporte, etc.

Para o dia 30 de setembro, no auditório do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire, está agendada a culminância do projeto. Haverá apresentações artísticas – entre elas, um esquete com a participação de alunos surdos.

Notícias Relacionadas

Educação
22/11
Concurso de Produção Audiovisual Eco Kids e Econ Teens: conheça os vídeos premiados
Educação
21/11
Vitória da Conquista sedia Seminário de Experiências Pacto Estadual pela Educação
Educação
20/11
Serviço de limpeza é realizado em reservatórios de água das escolas e creches municipais
Educação
18/11
Pacto pela Educação: Professores e coordenadores municipais relatam experiências