A primeira oficina será realizada na próxima terça (16) em Bate-Pé

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Banco do Nordeste, vai realizar, entre os dias 16 e 24 de julho, um circuito de seminários com o tema: “Tecnologias do Cultivo Intensivo da Palma – Como Produzir em longos períodos de estiagem”.

Introduzida no Brasil desde o século XIX, a palma é uma espécie de cacto, muito difundida em localidades áridas, principalmente na região nordeste do país. A planta, além de ser adaptável ao solo e clima sertanejo, é uma importante fonte nutricional para pessoas e animais durante o período da seca.

De acordo com a secretária de governo, Geanne Oliveira, a prefeitura tem desempenhado um importante papel, através de parcerias, para uma melhora das condições de vida da população da zona rural. “Estamos desenvolvendo esse trabalho com os pequenos pecuaristas e agricultores, que dependem da palma para a sobrevivência do seu rebanho. Essas ações educativas visam qualificar esses produtores para um melhoramento em suas produções”, explica Geanne.

O ciclo de palestras será ministrado pelo agrônomo Paulo Suassuna, um dos principais especialistas sobre o cultivo da palma no Brasil. A ação contará também com a participação de técnicos da prefeitura que operam no “Palmas Para Conquista” – projeto da secretaria municipal de governo (Segov) e ainda o apoio do Banco do Nordeste, que disporá de linhas de financiamentos destinados a pequenos produtores rurais.

As palestras serão realizadas nas unidades de ensino de três distritos de Conquista, nos dias e locais indicados abaixo:

16/07 – Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, em Bate-Pé;

18/07 – Centro Educacional Moisés Meira, em José Gonçalves;

24/07 – Escola Municipal Paulo Setúbal, em Inhobim;

Serão oferecidas 300 vagas por distrito e as inscrições estarão abertas a partir dessa sexta-feira (12) nos colégios municipais citados acima, confira a programação: