As aulas acontecem no teatro Carlos Jehovah

Com o intuito de estimular a arte e a cultura na cidade, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista abriu as portas do Teatro Carlos Jehovah para atores e pessoas interessadas em participar de uma oficina gratuita de teatro, iniciada no mês de março. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura, tendo como ministrante responsável o ator e dramaturgo Rogério Leandro.

“Chegamos à secretaria e propomos convidar gente que já faz teatro e trazer para discutirmos estéticas diferentes do teatro, a partir disso o pessoal vai se aprimorando e os espetáculos vão ficando mais ricos. Geralmente, os grupos não trabalham muito o corpo ou estão muito mais preocupados em montar o personagem. Só que não entendem que a estética do corpo e o que o corpo diz são extremamente fundamentais”, esclarece o professor.

“Se você for tocar um instrumento, violão ou piano, você precisa primeiro afiná-lo. No teatro, o nosso instrumento é o corpo, e ele deve estar em constante preparação”, compara Rogério, que montou um programa extenso para a oficina, que aborda desde técnicas circenses ao teatro do inconsciente, de Antonin Artaud.

Para o secretário interino de Cultura, Adriano Gama, essa é uma grande oportunidade para iniciantes e para atores já experientes. “Toda busca pelo conhecimento e pela formação nunca é demais para o artista, seja ele de qual área for. Por isso, a nossa Secretaria se juntou a esse projeto e fez questão de realizá-lo em um espaço como o Carlos Jehovah, onde muitos artistas conquistenses começaram a carreira”, destaca.

Os encontros têm reunido cerca de 20 participantes e acontecem duas vezes por semana, com término previsto para setembro desse ano, quando os alunos devem apresentar resultados práticos da oficina.