Prefeitura promove formatura dos novos agentes de trânsito da cidade

Durante a solenidade, o Governo Municipal apresentou o novo uniforme e outras novidades que modernizam o trabalho dos agentes

Momentos antes da cerimônia em que passaram da condição de alunos à de legítimos agentes municipais de trânsito de Vitória da Conquista, na tarde de segunda-feira, 8, uma sensação de expectativa era predominante entre os 41 concluintes do curso de formação promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, e realizado pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional do Transporte (Sest/Senat).

Afinal, após a cerimônia, realizada no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), eles estavam oficialmente prontos para se juntar aos 36 agentes que já atuam nas ruas da cidade – e que, com a formação dos colegas mais novos, passam agora à condição de “veteranos”. “Ao abraçarmos esta profissão, abraçamos também seus múltiplos desafios. Exercê-la requer atualização constante”, descreveu o orador da turma, Márcio Jardim.

O formando João Kássio Batista se mostrou ciente dessa responsabilidade. Ex-funcionário de uma gráfica da cidade, ele resolveu se inscrever no concurso público aberto pela Prefeitura. Optou pelo cargo de agente municipal de trânsito movido pelo que o colega Márcio Jardim chamou de “desejo de fazer parte da família Simtrans” – embora outros fatores também tenham contribuído para sua decisão. “Primeiro, meu interesse foi a estabilidade por trabalhar num órgão público. Depois, a questão do trânsito ser, para mim, algo importante para contribuir com a sociedade de forma direta”, afirmou.

Novidades – Para desempenhar essa função, Márcio, João Kássio e todos os outros agentes estão mais bem equipados – e a primeira mudança a saltar à vista é o novo uniforme confeccionado pela Prefeitura. Em lugar do antigo fardamento, em que predominava a cor azul, a nova vestimenta é de cor cinza-escura, com detalhes em amarelo e bonés brancos – o que, segundo o coordenador municipal de Trânsito, Herling Conceição, “simboliza a paz, pois o que queremos é paz no trânsito”.

A isso, somam-se os novos talonários eletrônicos e os equipamentos de proteção individual, como cotoveleiras e joelheiras. “Vocês estão num momento muito importante. Estão vestindo, a partir de agora, uma farda que representa muito”, registrou a diretora do Sest/Senat, Maria Fatiá Mendes.

A Prefeitura adquiriu ainda cinco novas motocicletas modelo XRE-300, que serão postas nas ruas a serviço da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Outra aquisição importante é um caminhão-guincho, cuja montagem está em fase final. O equipamento deverá chegar a Vitória da Conquista antes do final de dezembro. Trata-se de um aparato indispensável ao “desafio” que os agentes enfrentam diariamente, como definiu o presidente da Câmara Municipal, Fernando Vasconcelos. “A Câmara se sente honrada por participar deste momento”, exultou o parlamentar.

‘Preparo’ – O curso de formação durou cerca de dois meses e meio. A maior parte da carga horária de 380 horas foi dedicada à parte teórica. Houve, posteriormente, a parte prática, quando os alunos fizeram estágio nas ruas da cidade, em meio ao trânsito propriamente dito. Durante a capacitação, foram ministradas disciplinas como Educação para o Trânsito, Atendimento ao Público, Noções de Primeiros Socorros, Português Instrumental e Educação Física. Em suma, trata-se de uma formação que contribui para uma necessidade detectada pelo prefeito Guilherme Menezes: que, durante certos momentos da atividade que vierem a desempenhar, os novos agentes tenham humildade, equilíbrio e um bom preparo psicológico.

“É muito importante o papel que vocês fazem, para a população de Vitória da Conquista e também para aqueles que nos visitam diariamente”, disse o gestor, em sua saudação aos formandos. “Quero desejar a todos vocês muitas felicidades”.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
17/08
Fórum sobre Distribuição de Água reúne gestores para discutir Operação Pipa
Gabinete Civil
17/08
Carta do Futuro pode ser respondida até esta sexta, 18
Gabinete Civil
16/08
Minuta do novo Código de Polícia Administrativa é entregue pela Secretaria de Serviços Públicos
Gabinete Civil
16/08
Equipe da Prefeitura visita os distritos de Inhobim e Veredinha