Curso visa fortalecer Sistema Nacional, do qual apenas Vitória da Conquista e outros 80 entes federativos fazem parte

Conselheiros municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e convidados participam do Curso de Capacitação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial nesta terça(11) e quarta-feira (12), oferecido pela Prefeitura de Vitória da Conquista e pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Na abertura do evento, realizada nessa terça (11) no anexo da Casa Memorial Régis Pacheco, a vice-prefeita, Irma Lemos, representou o prefeito Herzem Gusmão. Na oportunidade, ela destacou os avanços na política de promoção da igualdade racial e desejou: “uma boa palestra a todos e mais conhecimento a todos para transmitirmos esse saber nos bairros e na Zona Rural do município”.

Já o chefe de Gabinete Civil, Murilo Mármore, fez um breve histórico da luta por igualdade racial no Brasil e nos Estados Unidos. “Que não sejamos apenas testemunhas, mas agentes de transformação. No Gabinete Civil, estaremos a disposição para avançarmos o quanto pudermos, o quanto sonharmos”, finalizou o ex-prefeito.

O objetivo é o fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, do qual apenas Vitória da Conquista e outros 80 entes federativos fazem parte. Na formação, também é abordado o Plano Municipal de Igualdade Racial, que está sendo reelaborado com o intuito de ser aprovado ainda este ano.

“A nossa vinda é para mostrar a importância desse sistema, as possibilidades de financiamento de projetos que ele traz e estimular outros municípios vizinhos a aderirem ao sistema”, explicou o consultor da Seppir, Ilzver Matos, que é pós-doutor e professor na área de Direito Humanos.

Também participaram da abertura a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial, Olinda Pereira e o presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial, João Silva.