Prefeitura prepara Censo Cultural

A ideia é reunir os dados e tornar o acervo disponível ao público; projeto deve começar neste mês

Não é novidade que Vitória da Conquista é reconhecida como um celeiro de artistas dedicados às mais diversas atividades. Mas o fato novo é que, agora, eles serão catalogados por meio de um censo que listará seus nomes e informará sobre suas atividades, trajetórias e os trabalhos que desenvolvem, seja de forma amadora ou profissional.

É essa a intenção do Censo Cultural que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, pretende começar a desenvolver a partir de meados de março. “É uma espécie de levantamento dos artistas de todas as linguagens da cidade”, explica a responsável pela pasta, Tina Rocha. “E esse censo tem uma característica interessante, pois ele vai contemplar artistas profissionais e amadores”, complementa.

Segundo a secretária, a Prefeitura vai elaborar um formulário que deverá ser preenchido pelos próprios artistas. Assim que estiver concluído, esse documento será disponibilizado tanto nos meios digitais, quanto de forma impressa – em ambos os casos, haverá divulgação ao público sobre como encontrar o formulário.

Os dados coletados serão reunidos e, futuramente, estarão disponíveis ao público via internet, no portal da Prefeitura de Vitória da Conquista. Também há pretensões de publicá-los numa espécie de catálogo impresso. De ambas as formas, a ideia é facilitar para o público o acesso à obra e aos serviços dos artistas.

“É preciso que a gente faça esse levantamento porque nós temos uma intenção de, no futuro, ter um museu da imagem e do som. E, na hora que a gente tiver esse levantamento, vai ficar muito mais fácil de a gente contactar esses artistas e começar a montar o nosso acervo”, relata Tina.

“É para que eles mesmos se vejam reconhecidos ali. A arte deles existe e as pessoas, com esse censo na mão, vão poder divulgar o seu trabalho melhor. Se alguém precisar de um baterista, de um baixista, de um artista plástico para fazer um painel, de um artesão, então ele vai ali e vai achar”, conclui a secretária.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/06
Caetano Bonfim, Fulor do Cangaço e Rony Barbosa abrem Arraiá da Conquista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/06
Abertura do Arraiá da Conquista consagra sucesso do evento
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
21/06
Arraiá da Conquista no Centro Cultural Glauber Rocha começa nesta quarta, 21
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/06
Arraiá da Conquista valoriza tradição regional no Centro Cultural Glauber Rocha e distritos