Prefeitura pavimenta ruas do bairro Jurema

Ruas Bogotá e Lima estão sendo contempladas

O asfalto novo está chegando para melhorar a qualidade de vida de dezenas de moradores das ruas Lima e Bogotá, no bairro Jurema. Durante esta semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista está trabalhando na pavimentação das vias.  A obra foi viabilizada com recursos provenientes de emenda parlamentar, cujo contrato de repasse é no valor de R$ 245.850, prevendo serviços de pavimentação e recapeamento em ruas dos bairros Alto Maron (já realizados) e Jurema.

A pavimentação das vias – cada uma com cerca de 450 metros entre a avenida Bartolomeu de Gusmão e a BR-116 – está sendo feita por meio de um trabalho conjunto entre setores da Administração Municipal. Na primeira etapa, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos, Trânsito e Transporte faz um intenso trabalho de limpeza da rua: inicialmente, é feita a retirada do chamado “material grosso”; e, em seguida a “limpeza de acabamento”, com o auxílio de um compressor. O objetivo é deixar a via totalmente limpa e com o mínimo de poeira – o que, em seguida, facilitará a aderência do material asfáltico ao solo.

Aí, entram em cena os servidores e máquinas da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), também executando uma ação em dois atos: primeiro, a aplicação de uma camada de asfalto para nivelar e equilibrar o calçamento irregular da via; e, logo depois, com a passagem da última camada, finalizando o serviço.

‘Prazer e satisfação’ – Na tarde desta terça-feira, 7, uma parte da rua Bogotá, próxima à avenida Bartolomeu de Gusmão, já estava com a pavimentação concluída. E, no restante da rua, as máquinas aplicavam a primeira camada de asfalto, responsável pelo nivelamento.

“Sonho realizado” foi a expressão utilizada pelo garçom Roger Macedo, 34 anos, para definir a chegada do asfalto à rua onde ele mora desde que nasceu. “A gente recebe hoje com o maior prazer e satisfação”, afirmou.

Segundo Macedo, o asfalto vai pôr fim à presença da poeira, e ainda trará outras melhorias. “Isso vai mudar totalmente o custo de vida, o desenvolvimento social para a gente vai melhorar. A valorização do imóvel, em torno de tudo aqui vai melhorar. Só tenho a agradecer”, declarou o morador.

‘Segurança’ – Enquanto isso, na mesma tarde, a equipe de limpeza iniciava o trabalho na vizinha rua Lima, preparando-a para ser pavimentada. Moradora da via há mais de 25 anos, Veronice Silva, 50, observava o trabalho da porta de casa e também já encarava o asfalto como a resolução de antigos problemas de infraestrutura.

“A lama e a água já entraram na da minha casa, não foi nem uma vez, nem duas”, relatou. “Peço a Deus que eles façam uma coisa que seja segura. E agradeço a Deus e a eles, que estão fazendo pela gente”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Infraestrutura Urbana
26/06
Central de Abastecimento será revitalizada
Infraestrutura Urbana
01/06
Prefeitura avança nas obras de pavimentação do Vila América
Infraestrutura Urbana
30/05
Obras do Corredor Perimetral seguem em ritmo acelerado
Infraestrutura Urbana
30/05
Prefeitura e CDL preparam projeto de revitalização do centro comercial