Prefeitura passa a desenvolver softwares próprios

Os nove programadores contratados pela Administração Municipal, por meio da Seleção Simplificada para Contratação Temporária de Profissionais de Tecnologia da Informação, já estão trabalhando desde o início deste mês no Núcleo de Desenvolvimento de Software da Prefeitura. O objetivo do Governo Municipal é desenvolver, por meio de profissionais habilitados, softwares próprios, como forma de modernizar o serviço público municipal.

“Estamos absorvendo a tecnologia existente na Administração para manutenção própria e também desenvolvendo tecnologias novas. Com isso, vamos reduzir custos na manutenção da máquina pública e modernizar, inovar os sistemas”, afirmou o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Antônio Lauro de Oliveira.

Segundo o coordenador, a maioria dos sistemas utilizados pela gestão municipal são com tecnologia desktop e, com este núcleo, atualmente estão sendo desenvolvidos os novos sistemas com a tecnologia web. “Teremos tecnologias de ponta, o que trará maior agilidade ao processo. Esses sistemas estarão interligados com aplicativos, o que trará maior benefício para a população”, esclarece Lauro.

Um dos softwares criados neste governo com intuito de modernizar sua gestão é Sistema de Patrimônio com o QR Code (código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica). Nele, os funcionários do setor responsável pelo controle do material permanente e dos equipamentos identifica qualquer patrimônio da Prefeitura e em que condições ele se encontra. “São medidas que vão resultar, por exemplo, na eficiência da gestão”, concluiu Lauro.

Notícias Relacionadas

Administração
20/09
Servidor: não perca o prazo de recadastramento
Administração
11/09
Comitê Gestor Municipal de Parceria Público-Privada agiliza trabalhos
Administração
05/09
Prefeitura empossa os convocados da 40ª e 41ª chamadas do Concurso Público
Administração
02/09
Gerentes e coordenadores municipais participam de capacitação