Prefeitura oferece curso sobre segurança no trabalho a servidores do setor de Iluminação Pública

Conteúdo é dividido em quatro módulos, com quarenta horas de carga horária até sexta-feira, 27

Cerca de vinte eletricistas, ligados ao setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, participam durante esta semana de um curso de NR-10 – a norma regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho que garante a segurança e a saúde dos trabalhadores que lidam com instalações e serviços em eletricidade.

O curso tem carga de 40 horas, distribuídas em quatro módulos: Eletricidade Aplicada, Segurança com Eletricidade, Primeiros Socorros e Combate a Incêndios, com foco em serviços com eletricidade. A programação segue até sexta-feira, 27, na Secretaria Municipal de Serviços Públicos – que oferece o curso em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas.

“É uma iniciativa muito importante, principalmente pelo fato de termos um grande número de servidores novos no setor de Iluminação Pública. Com esse curso, eles vão adquirir novos conhecimentos nessa área”, avalia o secretário municipal de Serviços Público, Élvio Dourado, referindo-se aos que entraram para o quadro de eletricistas por meio do recente concurso público promovido pela Prefeitura.

“A Administração Municipal está cada vez mais preocupada com o seu servidor e em qualificá-lo para evitar acidentes e melhorar os serviços para a comunidade”, observa Marcelo Rocha dos Santos, técnico de segurança do trabalho que atua na Coordenação de Gestão de Pessoas.

‘Prevenção’ – Boa parte dos participantes do curso é formada por servidores admitidos através da aprovação no último concurso público. Jarbas Pacheco, por exemplo, foi convocado em junho de 2014, e já se depara com uma oportunidade de capacitação profissional. “A gente trabalha numa área de exposição a riscos no dia a dia. É importante saber quais os riscos que a gente corre para prevenir acidentes e cuidar da segurança”, afirmou. O caráter preventivo do conteúdo do curso também foi ressaltado pelo eletricista Márcio Silva, admitido em maio: “O curso vai nos dar mais capacitação em termos de prevenção”.

‘Nível excelente’ – Para outro servidor, Juliano Pereira, que também entrou para o serviço público municipal em junho do ano passado, a participação no curso representa, além de prevenção, a oportunidade de amealhar mais experiência. Além de trabalhar no setor de Iluminação Pública, ele se dedica, simultaneamente, ao 10º semestre do curso de Engenharia Elétrica e a um curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

“Já tive esse curso em outras empresas e estou fazendo novamente aqui. Estou vendo que o nível é excelente e, com certeza, é útil para mim e para meus colegas. É uma capacitação muito boa, que vem agregar muito ao nosso trabalho no dia a dia”, disse.

Notícias Relacionadas

Administração
23/06
Prefeito assina decreto que reajusta o valor do auxílio-alimentação
Administração
07/06
Exposição conta parte da história de Vitória da Conquista através de antigas marcas de ferrar gado
Administração
05/06
Prefeitura realiza primeira etapa de seleção para profissionais de TI
Administração
22/05
Nota de esclarecimento