Ações de prevenção, combate e contenção do novo coronavírus (covid-19) têm sido intensificadas em Vitória da Conquista e também nos seus limites. Na manhã deste domingo (26), a Prefeitura Municipal, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), realizou uma barreira sanitária no Posto Policial da BA 263, situado na saída para Itambé.

Com a recente notícia do aumento dos casos na região sul do estado, a Prefeitura, em ação conjunta entre a Vigilância Sanitária e o Simtrans, promoveu uma parada informativa, distribuindo panfletos com informações sobre a doença e aferindo a temperatura dos passageiros e condutores que passavam pela rodovia.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, a medida tem o intuito de diminuir a possibilidade de contaminação vinda de outros municípios que tenham maior taxa de infecção. “Estamos aqui para informar as pessoas sobre os decretos em vigor na cidade, além de aferir a condição de saúde delas e dar o auxílio e o encaminhamento caso seja necessário”, explica.

A diretora de vigilância e saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Maria Ferraz, explica que a ação deste domingo foi antecipada para identificar e monitorar quem chega na cidade. “Essa é uma ação de controle necessária, que visa o levantamento de dados epidemiológicos e clínicos de quem chega na cidade, principalmente daquelas pessoas que estão vindo de áreas de risco”, relata a diretora.

Para o Sub-tenente da PRE, William Muniz, a Polícia Militar dispôs seu efetivo para operar na linha de frente do enfrentamento da pandemia. “Temos buscado atender todas as solicitações para impedir a proliferação do vírus. Essa é uma tarefa que envolve parcerias entre todos os entes do poder público e a polícia estará junto com a Prefeitura no papel de informar a população’, ressalta Muniz.

A partir desta terça-feira (28), mais barreiras sanitárias ocorrerão em outras saídas da cidade, principalmente nas rotas para outras regiões do estado.