Promover a saúde financeira e capacitação de funcionários para melhor atender a comunidade. Foi com esse objetivo que a Coordenadora Geral da Creche Vivendo e Aprendendo, Inês Maria de Andrade Santos, buscou a Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (SEMTRE) para ter acesso a assessoria de gestão prestada gratuitamente pelo governo municipal. “Importante ter uma consultoria para implantar da forma correta e manter. No passado não tivemos êxito por falta de gestão, mas agora contamos com esse apoio da SEMTRE e estamos confiantes na nossa fábrica de biscoito e também da nossa pequena oficina de costura”, explica Inês.

A creche Vivendo e Aprendendo que fica no bairro do Alto Maron, tem 36 anos. É a mais antiga do município e conta com o apoio da prefeitura municipal. Para aumentar a oferta de serviços para a comunidade, assistindo jovens de 16 a 18 anos, a coordenadora desenvolve diversas ações para conseguir capitalizar a creche. Com espírito empreendedor, ela já colocou em funcionamento uma padaria e uma confeitaria, mas não teve êxito por conta da falta de experiência em gestão, o que de acordo Efigênia Ferreira dos Santos, administradora e agente de desenvolvimento da SEMTRE, é um dos maiores problemas das pequenas empresas e que levam a encerrar os negócios. “Já iniciamos o processo de diagnóstico organizacional da instituição e faremos posteriormente a intervenção visando solucionar problemas e apoiar a criação de um modelo de negócio sustentável”.

A intervenção ocorrerá principalmente em áreas como finanças, vendas e mercadológica que aparentemente são as mais críticas. “A instituição terá todo apoio na área de gestão para melhorar seus processos e assim promover cada vez mais o desenvolvimento em seu entorno”, explicou.

A creche atende 400 pessoas, sendo 200 crianças de 2 a 5 anos e 200, entre crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Esses adolescentes desenvolvem diversas atividades, entre elas, a arte marcial Karatê, inclusive com campeões. Eles também participaram do Pan-americano levando o nome de Vitória da Conquista. Assim, de acordo com a Coordenadora de Sócio Profissional de Apoio a Indústria e Comércio, Lu Macário, “é de suma importância que a prefeitura contribua com essa assessoria de gestão para que a comunidade possa ser mais beneficiada. O governo municipal não mede esforços para qualificar e prestar todo atendimento ao pequeno e grande empresário, essa é a missão da nossa secretaria e que está sendo cumprida com muita competência. Profissionais capacitados estão engajados nas capacitações e orientações. Temos dado todo suporte necessário e assim conseguimos auxiliar as empresas de forma profissional”, declarou.

Para quem quiser ajudar a creche adquirindo os serviços de costura é só entrar em contato com a Coordenadora através dos fones 98825-3668 ou 98806-9396. “Em breve estaremos com nossa fábrica de biscoito também, um ganho para nossa comunidade. Com esse apoio na capacitação da gestão através da secretaria sei que iremos longe com nossa fábrica”, concluiu Inês.