Prefeitura investe na infraestrutura dos serviços de saúde

Desde 2014, estão sendo investidos no município mais de R$ 3,14 milhões, de recursos próprios e do Governo Federal.

Melhorar o acesso da população aos serviços de saúde é uma das principais metas da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, que não tem medido esforços para dotar o município de estruturas que atendam a demanda da rede básica de saúde e da atenção especializada e hospitalar.

De 2014 até agora, estão sendo investidos no município mais de R$ 3,14 milhões, de recursos do tesouro municipal e do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e do Ministério da Saúde. O conjunto de obras beneficiará tanto a população da zona urbana, quanto da zona rural.

Somente no ano passado, foram entregues cinco postos de saúde na zona rural – nos povoados de Braga, Matinha, São Joaquim de Paulo, Periquito e Baixa da Porteira, e uma Unidade de Saúde da Família no povoado de Lagoa Formosa. Já em 2015, foi entregue a reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família do povoado de Roseira e estão em fase de conclusão os postos de saúde dos povoados de Caldeirão, Campo Formoso, Cachoeira dos Porcos, Dantelândia e Poço do Verde.

Na zona urbana, em 2014, a Prefeitura entregou a Unidade de Saúde da Família do bairro Nossa Senhora Aparecida e está concluindo a construção de outras três unidades, do Nova Cidade, Morada dos Pássaros e do CSU – que beneficiarão os moradores das localidades, além do Boa Esperança, Cidade Serrinha, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Cruz, Santa Helena, Urbis II e III e parte do bairro Brasil.

Para compor a estrutura da rede básica de saúde, que atualmente conta com 40 Unidades de Saúde da Família e mais de 70 postos de saúde na zona rural, o Governo Municipal está concluindo a construção de duas Academias da Saúde nos bairros Vila Serrana e Brasil. Na atenção hospitalar, a Prefeitura está realizando obras de ampliação do Hospital Municipal Esaú Matos, onde estão sendo construídos auditório, com capacidade para 100 pessoas, e alojamento para médicos residentes.

Também estão sendo realizados investimentos nos serviços da atenção especializada. Por meio do Programa Crack é Possível Vencer, do Governo Federal, será implantado no município uma Unidade de Acolhimento Adulto e um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III).

“Hoje, no Dia Mundial da Saúde, a gente comemora sabendo que temos estrutura, equipamentos e equipes de saúde na cidade e na zona rural e que temos buscado ampliar, cada dia mais, esse atendimento”, destaca o prefeito Guilherme Menezes.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14