Prefeitura investe mais de R$ 1 milhão na drenagem da Guilhermino Novais

????????????????????????????????????

Um governo sério prioriza a qualidade dos serviços prestados e, assim, tem acontecido em Vitória da Conquista. As obras de drenagem realizadas nas ruas Guilhermino Novais e Expedicionários são um bom exemplo disso. Mais de R$ 1,3 milhão de recursos do Tesouro Municipal foram investidos na construção das galerias de drenagem, que contam com uma tecnologia moderna.

A princípio, o serviço a ser feito seria a recuperação de uma galeria de pedra que foi rompida. Mas, vendo a necessidade de proporcionar melhor fluidez e maior capacidade de escoamento das águas da chuva, a Prefeitura optou por abrir uma nova galeria paralela a existente na Rua Guilhermino Novais e implantar uma rede de drenagem na Rua dos Expedicionários.

Para a recuperação da galeria de pedra foi preciso seguir etapas: observar as normas de segurança; incluir a abertura de ventilação, para que os profissionais trabalhassem no subsolo sem perigo e insalubridade; relocar as redes de água e esgoto, por meio da Embasa; e, por fim, aplicar o concreto armado, aguardando em seguida o tempo de secagem da laje. “Todo o piso da galeria foi refeito para resistir por muitos e muitos anos”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes.

O escoamento da água das chuvas da Guilhermino Novais ia para uma valeta na Rua dos Expedicionários em área particular. A valeta foi limpa e em seguida aterrada. Na mesma rua, agora em uma área pública, a Prefeitura construiu uma galeria de 250 metros de comprimento que terá capacidade de vazão maior do que o atual. “Essa medida, além de proporcionar segurança, valoriza os imóveis que estavam à margem daquele canal”, afirmou o prefeito.

Tanto a galeria na Expedicionários como a nova galeria na Guilhermino Novais, que também servirá, no futuro, para escoamento das águas da Rua Ascendino Melo, são de manilhas de concreto armado com dois metros de diâmetro, na primeira, e 1,5 metro, na segunda.

Trata-se da tubulação Rib Loc – tubulações plásticas de grandes diâmetros formadas pelo processo de enrolamento helicoidal de um perfil de PVC – que destinam-se a condução de fluídos em regime de escoamento. O diferencial deste material é que seu comprimento e largura podem ser adaptados às dimensões necessárias do local.

Proprietário do lava jato que está instalado há mais de 20 anos no cruzamento das vias beneficiadas, Edelzito Santos, 86, conhecido por Dezinha disse que a obra é uma realização. “Pra mim, não pode ter outra melhor. O serviço é perfeito, acabamento muito bom”, afirmou seu Dezinha que assegurou ter conhecimento na área de construção.

Notícias Relacionadas

Mobilidade Urbana
23/05
Prefeitura informa alterações no trânsito para show de Roberto Carlos
Mobilidade Urbana
17/05
Vias do centro agora permitem vagas de estacionamento em fila
Mobilidade Urbana
11/05
Audiência Pública marca início das atividades do Maio Amarelo
Mobilidade Urbana
10/05
Trânsito conquistense: uso de celular e ausência de cinto de segurança ainda estão entre as principais infrações