Prefeitura investe em prevenção com ações de limpeza pública

Desde segunda-feira, 10, mais de 60 servidores fazem o serviço em cinco bairros da cidade

Na atual etapa do mutirão de limpeza, iniciada na segunda-feira, 10, a Prefeitura está mobilizando mais de 50 funcionários da empresa Torre, que se dividem entre os bairros Jurema, Panorama, Brasil e Alto do Bem-Querer. Outra equipe, formada por mais de uma dezena de servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, concentra-se nas imediações do Hospital Esaú Matos, no Patagônia.

Os serviços passam por retirar a terra e capinar o mato acumulado em ruas e praças, passar o rastelo, varrer os espaços e recolher o lixo e os resíduos sólidos. Quando há necessidade, os servidores também fazem esse trabalho em escolas, creches e postos de saúde.

Apenas esta semana, nessas cinco localidades urbanas, já foram retiradas aproximadamente 160 toneladas de entulho, entre resíduos domésticos e da construção civil.

“Está indo bem”, avaliou o marceneiro Edinaldo dos Santos, 63 anos, que mora e trabalha há quinze anos no bairro Jurema. Enquanto trabalhava, na tarde desta sexta-feira, 14, ele observou o trabalho de limpeza em frente à sua marcenaria, na praça do Agapito, que fica entre as avenidas Nestor Guimarães e Yolando Fonseca.

“Agora, estão tendo o cuidado de estar sempre limpando. Esses dias, vieram aqui e podaram tudo”, contou Edinaldo. “Está muito bom. E a gente espera que vá melhorar mais ainda, né?”

Questão de saúde – Desde janeiro, através dos sucessivos mutirões de limpeza, a Prefeitura de Vitória da Conquista já recolheu 35 mil toneladas de resíduos domésticos. A operação Cata-Bagulho foi responsável pelo recolhimento de 172 toneladas de objetos descartados. Quanto ao entulho gerado por obras da construção civil, o material retirado já chegou a mais de 18 mil toneladas.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, a lógica de trabalho do Governo Municipal se orienta por questões relativas à saúde pública. “Limpeza pública é um dos colaboradores da saúde pública. Nós temos este compromisso e o governo Herzem Gusmão está voltado para limpar, assear e higienizar”, informa Correia.

“Estamos fazendo a coleta dos resíduos sólidos de forma sistematizada. De sorte que a comunidade possa, neste momento, ter um ganho de saúde contra os vetores das doenças”, diz ainda o secretário, que ressaltou o caráter permanente das operações de limpeza: “Entramos nos bairros, fazemos todo o serviço e circundamos toda a área, exatamente dando esse resultado que a comunidade percebe e agradece”.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/09
Campeonato Feminino de Futebol da Zona Rural chega às quartas de final
Gabinete Civil
19/09
Segunda edição do Prefeitura Móvel acontece no bairro Bruno Bacelar
Notícias
19/09
Começa mais uma etapa de cursos de Libras na Semtre
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/09
11ª Primavera dos Museus está aberta ao público até sexta-feira, 22