Prefeitura inicia operação ‘Cata-Bagulho’

limpeza-ruas

Os mutirões continuam em toda cidade

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou esta semana uma série de ações para avançar no trabalho de limpeza em Vitória da Conquista. Uma delas é a Operação ‘Cata-Bagulho’, que pretende recolher das ruas objetos como fogões, geladeiras, sofás, camas, colchões, recipientes diversos, etc. Uma campanha educativa junto à comunidade começou na segunda-feira, 06, na parte baixa do bairro Brasil, e vai até a próxima quinta-feira, 09.

No primeiro dia da ação, um grupo passa de casa em casa, avisando o dia e a hora em que o morador deve colocar o que não serve mais na porta da residência; nos dias seguintes, outro grupo recolhe os “bagulhos” ou entulhos com o caminhão.

Além da ‘Cata-Bagulho’, o bairro ainda recebe o mutirão de limpeza pública, mobilizando cerca de 30 trabalhadores. Na manhã de terça-feira, 07,  enquanto o caminhão recolhia entulhos em dois pontos comerciais localizados na Av. Frei Benjamin, outras duas equipes trabalhavam na roçagem e varrição das ruas e na limpeza da Praça Mármore Neto. “A Secretaria está adquirindo novos equipamentos para auxiliar nestas ações. Será realizada ainda a pintura do meios-fios”, informou a engenheira sanitarista, Márcia Amorim.

A aposentada Elenita Santana, conhecida por Dona Bebé, mora em frente a Praça Mármore Neto e ficou satisfeita com o trabalho realizado no local. “Agora está bom. Está melhorando tudo e vai melhorar, com fé em Deus”.

limpeza-marmore-neto

Tanto a operação “Cata-Bagulho’, quanto os mutirões de limpeza, contam com o reforço da empresa Torre. A empresa, responsável pela coleta de resíduos sólidos na cidade, também passa a gerir o aterro sanitário.  Esses serviços foram incluídos no novo contrato firmado, em caráter emergencial, pelo prazo de 180 dias, com a Administração Municipal.

Confira os próximos locais a serem impactados pelas ações de limpeza durante este mês: Urbis VI, Guarani, Nossa senhora Aparecida, Av. Brumado, Nova Cidade, Av. Integração, Cruzeiro, Petrópolis, Pedrinhas e Ipanema.

Retirada de entulhos – A Prefeitura também está fiscalizando o descarte de entulhos. Oito Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) existentes na cidade serão dotados de contêineres, nos quais serão depositados os resíduos trazidos pelos carroceiros. Assim que os contêineres estiverem cheios, os fiscais da Prefeitura entrarão em contato com a empresa responsável pelo serviço de coleta, que irá esvaziá-los, evitando os acúmulos registrados na antiga gestão.

Na última segunda-feira, 06, foi feita a retirada desses grandes entulhos do PEV dos Sete Campos, onde já foi instalado um contêiner. Nas áreas de coleta na Urbis VI, Guarani, Primavera e Cruzeiro, os entulhos também serão recolhidos.

Além do trabalho desenvolvido pelo poder público, a comunidade também deve cumprir o seu papel, descartando o lixo em locais adequados e denunciando qualquer irregularidade à Coordenação Municipal de Limpeza Pública.  O telefone para contato é: (77) 3420-7008.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/11
Prefeitura, Ministério do Trabalho e Ifba firmam parceria para implantação do Cidadão Aprendiz
Gabinete Civil
23/11
Palestra discute “Racismo Virtual”
Agricultura e Desenvolvimento Rural
23/11
Uesb e Embrapa apresentam mandioca mais produtiva para a região
Mobilidade Urbana
22/11
Prefeitura regulariza nível do asfalto na avenida Bartolomeu de Gusmão: fique atento para mudanças no trânsito