Prefeitura inicia obras na região de Cabeceira do Jibóia

Começaram na segunda-feira, 23, a ampliação e o melhoramento do sistema simplificado de água e a reforma da nova sede do posto de saúde

Cumprindo o compromisso assumido pelo prefeito Guilherme Menezes na última quinta-feira, 19, ao assinar duas ordens de serviço no povoado de Duas Vendas, na região de Cabeceira do Jibóia, a Prefeitura iniciou nessa segunda, 23, os trabalhos referentes às obras de ampliação e melhoramento do sistema simplificado de água e da mudança do posto de saúde local para novas instalações.

O novo posto funcionará numa construção que, até o ano passado, abrigava uma extensão da Escola Municipal Eulálio Leite. A estrutura será totalmente reformada e passará a contar com dois ambulatórios, sala de espera, dois sanitários, almoxarifado, farmácia e área para copa. O prédio já foi esvaziado para que a obra possa ser iniciada.

Em outra parte do povoado, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou as escavações para ampliar o sistema de distribuição de água. Serão instalados 2 mil metros de tubulações, a fim de fazer com que a água do manancial – cuja vazão é de aproximadamente 100 mil litros por dia – cheguem a pelo menos 300 famílias da localidade.

Os tubos conduzirão a água até uma estação elevatória que sustentará uma caixa com capacidade para armazenar 20 mil litros. A estrutura será dotada com filtro e dosador de cloro, o que permitirá que os moradores recebam em suas casas uma água de boa qualidade, livre de contaminações.

‘Trabalho bem feito’ – De olho no trabalho dos técnicos, o agricultor aposentado Vitório Marinho, 69 anos, já antevia as vantagens do novo sistema – embora a situação atual já seja bem melhor que a que ele conheceu quando era jovem: todos os dias, após concluir o trabalho na lavoura, tinha de caminhar dois quilômetros até uma cacimba para buscar água em latas.

Vitório reconhece os méritos do sistema atual: “A água é muito boa. Favoreceu muito, porque o poço tem muita água”. E já se mostra ansioso pelos benefícios que virão da ampliação feita pela Prefeitura. “Agora, vai melhorar mais. Estão fazendo um trabalho muito bem feito”, afirmou.

Reforma e ampliação da escola – Quanto ao trabalho de reforma e ampliação da Escola Municipal Eulálio Leite, cuja ordem de processo administrativo foi assinada pelo prefeito no mesmo dia, o projeto básico encontra-se em fase de elaboração na Secretaria Municipal de Infraestrutura. A unidade, que hoje atende a 130 alunos, será dotada com maior quantidade de salas de aula e poderá chegar a ter mais de 200 estudantes matriculados.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
26/05
Feirão da Caixa pretende levar 5 mil pessoas ao Centro Glauber Rocha até domingo, 28
Gabinete Civil
25/05
Prefeitura apresenta novas propostas aos professores e garante recomposição da tabela do magistério
Gabinete Civil
25/05
Prefeitura defende mais investimentos e agilidade na construção da Barragem do Catolé durante reunião no MP
Gabinete Civil
25/05
Prefeitura garante preço promocional para o servidor público em show de Roberto Carlos