Prefeitura implanta Pontos de Entrega Voluntária de Lixo (PEV)

site

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está implantando na cidade os Pontos de Entrega Voluntária de Lixo (PEV). Dois locais já foram beneficiados com a novidade: a Urbis VI e o bairro Santa Helena, nas intermediações dos Sete Campos. Até o mês de março, o município deverá contar com o total de oito pontos.

Os PEVs consistem em contêiners de 30 metros cúbicos, utilizados para o descarte do lixo. Eles recebem o material trazido por carroceiros e também pelos caminhões da Prefeitura que fazem a coleta de entulho nas residências, por meio da Operação ‘Cata Bagulho’. Além disso, a comunidade também é convidada a descartar lixo não doméstico nesses locais. Cada ponto conta com dois servidores para monitorar o procedimento, e o lixo depositado nos contêiners é descartado no aterro sanitário.

A medida irá substituir o procedimento antigo, no qual o entulho era depositado em terrenos a céu aberto. Por isso, ao passo em que os PEVs forem sendo implantados, os antigos pontos de descarte de entulho serão desativados. O objetivo da iniciativa é organizar e gerir o lixo com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.

O coordenador municipal de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto, explica os benefícios da mudança: “Aqui no Sete Campos, por exemplo, nós acabamos com os urubus. É uma forma de trazer higiene para a cidade, pois com isso se evita todos os tipos de insetos peçonhentos e se mantém a limpeza.”

Colabore! – Se você tem em sua casa sofá, colchão, geladeira, ou algum outro móvel ou eletrodoméstico que não tem mais utilidade, procure um PEV! Os locais funcionam durante todo o dia e contam com supervisão para lhe orientar.

Fique atento também à Operação ‘Cata Bagulho’. A ação conta com uma campanha educativa pelos bairros, onde funcionários e um carro de som avisam o dia e o horário que os moradores devem colocar na porta da residência o que não serve mais. Depois, outro grupo recolhe o entulho com um caminhão.

Caso seu bairro ainda não tenha sido beneficiado com a Operação ‘Cata Bagulho’, e você não possa transportar o entulho até um PEV, é só entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Ao ligar para o número 3420-7008, você pode agendar a coleta em sua residência.

????????????????????????????????????

Notícias Relacionadas

Administração
17/11
Ciclo de Capacitação qualifica gestores municipais
Educação
17/11
Escola Iza Medeiros promove projeto Conquista de Todas as Etnias
Gabinete Civil
17/11
Governo Municipal promete acompanhar demandas de movimentos rurais
Notícias
17/11
Município incentiva empreendedorismo com ideias inovadoras e colaborativas