Prefeitura implanta o 40º Conselho Local de Saúde de Vitória da Conquista

A participação popular mais uma vez foi fortalecida em Vitória da Conquista com a implantação do 40º Conselho Local de Saúde no último dia 5 de março. O Conselho foi implantado em Lagoa Formosa, cuja Unidade de Saúde compreende os povoados de Lagoa Formosa I e II, Cachoeira dos Porcos, São Mateus, Olho D’ Água dos Monteiros, Rancho Alegre, Furadinho, Campo Formoso, Chapada Velha, Farinha Molhada I e II, Lagoa de João Moraes e Cavalo Morto.

Após a implantação da Equipe de Saúde da Família e a entrega da Unidade de Saúde pelo Governo Municipal em 2014, o terceiro passo foi a organização do conselho local de saúde, uma instância deliberativa onde comunidade e trabalhadores têm direito a voz e voto. “Temos motivos de sobra para nos orgulhamos da participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS) em nossa cidade, pois hoje contamos com 40 conselhos de saúde, que são espaços democráticos onde são discutidas as necessidades de cada região”, declarou a sub-secretária de Saúde,Mônica Achy.

Para a moradora de Lagoa Formosa, Iraíldes Viana, que participou de todo processo de construção da unidade junto com a sua comunidade, é motivo de muito orgulho participar do conselho. “Meu pai doou o terreno para a construção da unidade. Então, hoje, estou muito alegre por esta benção de ter uma unidade de saúde e por poder ajudar a comunidade como conselheira”, ressaltou Iraíldes.

O agente comunitário de saúde de Campo Formoso, Lauro Santos de Almeida, lembrou a importância da participação e as conquistas das comunidades por meio do conselho. “Foi no Conselho de Saúde de Iguá que discutimos e sugerimos a implantação de uma nova equipe na região, então devemos cobrar, mas não podemos esquecer como era saúde antes, como temos avançado e precisamos avançar ainda mais”, comentou Lauro.

Quem também compartilhou desta opinião foi o presidente eleito do conselho, Wilton Pinto, agente comunitário e rural de saúde de Olho D’ Água dos Monteiros, que há 30 anos trabalha na região. “Já participei dos conselhos do Iguá e Bate-Pé e hoje, sinto-me orgulhoso em poder participar de mais uma implantação de um conselho local de saúde”, afirmou Wilton.

As reuniões do conselho de Lagoa Formosa estão marcadas para a primeira quinta-feira de cada mês, de forma itinerante.

Notícias Relacionadas

Notícias
23/10
Agentes de Endemias são capacitados no combate as doenças causadas pelo Aedes aegypti
Desenvolvimento Social
23/10
Semdes promove II Oficina Formativa do Sistema Único da Assistência Social
Gabinete Civil
22/10
Prefeitura Móvel: Gabinete Itinerante recebe demandas da região de José Gonçalves
Gabinete Civil
22/10
Prefeitura Móvel estreia na zona rural no distrito de José Gonçalves