Prefeitura garante manutenção do apoio ao Proler

scm_4256

Programa desenvolve ações de incentivo à leitura desde 1992

Representantes do comitê local do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) estiveram no Gabinete Civil na tarde desta quinta-feira, 19, para participar de uma reunião com o prefeito Herzem Gusmão e a secretária municipal de Cultura, Cristina Rocha.

A conversa foi sobre a manutenção da parceria da Prefeitura com o Proler, projeto em atividade há 25 anos e que também conta com o apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Atualmente, o Proler mantém vínculos com o Governo Federal por meio do Ministério da Cultura.

“Esta é uma parceria com que deu certo, tendo em vista os resultados apresentados ao longo deste tempo. Todos os anos eu venho sempre à Prefeitura para nós pensarmos juntos o que fazer nos encontros de leitura, tendo em vista que o Proler é um programa nacional de incentivo à leitura”, explicou a professora Heleusa Câmara, coordenadora-geral do Proler.

“E nós temos que mandar uma correspondência, informando que o novo prefeito vai continuar apoiando este programa, que tem frutos tão positivos em Vitória da Conquista”, informou ainda a gestora.

Da parte do Governo Municipal, a continuidade da parceria foi assegurada pelo prefeito Herzem Gusmão. “Não pode parar”, afirmou. “Vocês vão ter todo o apoio”.

A secretária municipal de Cultura também se manifestou de forma favorável à manutenção dos incentivos ao projeto. “A visita é muito importante, principalmente porque o Proler é um programa reconhecido e que tem contribuído com a educação, cultura e também com a inclusão social. A gente tem o maior interesse em manter isso”, afirmou Cristina Rocha.

O Proler – Organizado originalmente na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), o Proler tem como objetivos promover a valorização da leitura e contribuir com o aumento do número de leitores no Brasil. O projeto é formado por 62 comitês instalados em todo o país. Esses comitês atuam como articuladores de políticas públicas locais de promoção da leitura, por meio de parcerias variadas.

Na região Sudoeste da Bahia, o Proler foi implantado em 1992, por meio de um convênio de cooperação que envolveu a FBN, a Uesb e as prefeituras de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Gabinete Civil
15/12
Prefeitura Móvel leva a Administração Municipal à região da Urbis VI
Gabinete Civil
14/12
Prefeitura realiza confraternização com educandos atendidos pelos Cras
Gabinete Civil
13/12
Decoração natalina da Tancredo Neves encanta conquistenses e visitantes