Prefeitura executa serviços de pavimentação no Vila América

O bairro tem 107 vias incluídas nas duas etapas do PAC 2; serviços estão em execução

O trabalho de pavimentação de ruas e avenidas, executado de forma permanente pela Prefeitura de Vitória da Conquista, concentrou-se no bairro Vila América nesta quinta-feira, 30. Na Rua Graciliano Ramos, está em andamento a primeira fase do processo, que envolve o rebaixamento da rede de água e esgoto. Esse serviço inicial tem a finalidade de evitar que se danifique a tubulação quando a via for nivelada.

Paralela à Graciliano Ramos, a avenida João Cândido recebia, ao mesmo tempo, a etapa seguinte do processo: a terraplanagem, que é a compactação da via após a realização do rebaixamento da rede. A próxima fase será a imprimação, e, em seguida, a aplicação do asfalto. Assim como ocorre em todas as áreas da cidade, o trabalho da Prefeitura também inclui a instalação de sarjetas, meios-fios e passeios.

Moradora da Avenida João Cândido há quatro anos, a professora Maria Madalena Marques já se prepara para os benefícios que virão após a conclusão do serviço. “Agora, vai facilitar bastante até a passagem dos carros”, afirmou.

Ao mencionar a expectativa de que a pavimentação facilite o tráfego de veículos, ela inclui seus alunos. Maria Madalena dá aulas particulares de reforço em sua casa, na área de ciências exatas, a mais de vinte alunos, com idades entre 6 e 17 anos. Como parte deles vem de outros bairros, o acesso às aulas será facilitado. “São crianças que moram em bairros mais distantes, e às vezes vêm de bicicleta ou de moto, às vezes também de carro. Isso vai facilitar bastante”, comemora.

Pavimentação em duas etapas – O Vila América foi incluído pela Prefeitura em dois convênios com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Na primeira etapa, os recursos foram de R$ 3,5 milhões e 17 vias foram contempladas, totalizando aproximadamente 4,5 quilômetros de asfalto. Desta vez, na segunda etapa, nada menos que 90 vias foram incluídas no convênio, que estabelece um investimento de R$ 10,3 milhões. Isso totaliza 18 quilômetros pavimentação.

Notícias Relacionadas

Mobilidade Urbana
12/07
Prefeitura retoma trabalho de recuperação asfáltica em toda a cidade
Mobilidade Urbana
11/07
Prefeitura realiza 2ª vistoria anual de veículos que prestam serviço para o município
Mobilidade Urbana
29/06
Prefeitura comunica alterações de horários em linhas de ônibus
Mobilidade Urbana
28/06
Trânsito: Prefeitura fará intervenções na Avenida Brasília