Prefeitura estimula prevenção ao câncer nas unidades de saúde

 

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo. Para 2015, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 580 mil novos casos da doença, no Brasil. Com foco principal na prevenção, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, promove nas 40 unidades de saúde das zonas urbana e rural atividades de combate a doença e que contribuam para a sua detecção precoce.

Ainda de acordo com o instituto, cerca de um terço dos casos de câncer podem ser prevenidos, por meio da alimentação saudável aliada à prática de exercício. Nas unidades de saúde do município, a população conta com o atendimento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), cujas equipes são formadas por educador físico, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, que realizam atividades de prevenção, em grupo e de forma individual.

Em 2014, as equipes do Nasf atenderam aproximadamente 520 grupos, desenvolvendo com eles atividades físicas e de orientação nutricional e sobre o uso racional de medicamentos, bem como as que trabalhem o aspecto emocional dos participantes. “Buscamos durante as atividades, por exemplo, informar que o excesso de peso é a causa de várias doenças crônicas como o câncer”, lembrou a coordenadora do Nasf, Cristiane Fonseca.

Além do apoio dos Nasf, é nas unidades de saúde que a população adulta realiza o rastreamento para os principais de tipos de câncer que acometem a população brasileira, como o câncer do colo do útero, de mama e de próstata.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
17/08
Idosos beneficiários do BPC devem se inscrever no CadÚnico até dezembro deste ano
Gabinete Civil
17/08
Carta do Futuro pode ser respondida até esta sexta, 18
Notícias
17/08
“Mês Dourado”: Banco de Leite promove Dia de Estrela
Gabinete Civil
16/08
Minuta do novo Código de Polícia Administrativa é entregue pela Secretaria de Serviços Públicos