Mais de três mil famílias da região do bairro Ibirapuera serão beneficiadas com as novas instalações da Unidade Básica de Saúde Dr. João Melo Filho. O equipamento será entregue à comunidade pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista nesta quinta-feira (21), às 9h. A atual sede do serviço está localizada na Avenida Amazonas, nº 461, oferecendo mais comodidade no acolhimento à comunidade e mais efetividade no atendimento.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, José Raimundo Costa Fernandes, o”Juka”, a casa anterior estava precária para o atendimento e não havia a possibilidade e mais alguma reforma por conta de algumas dificuldades. “Nós alugamos um novo espaço com o valor mais em conta e que a gente conseguiu reduzir com isso mais de mil reais por mês. É uma área que atende a mais de três mil famílias, ou seja, aproximadamente 10 mil pessoas atendidas naquela região. Essa nova unidade é fundamental, pois ela qualifica melhor os nossos serviços, tem mais espaço num ambiente novo, que proporciona o melhor acolhimento da população”, acrescentou.

As obras de reformulação da Unidade Básica contaram com um investimento de aproximadamente R$ 30.000,00, oriundos do município. Com a reformulação, o equipamento irá disponibilizar para a população atendimento médico nas áreas de pediatria, ginecologia e clínica geral; além de odontologia e enfermagem. Uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde também estará integrada ao local.

O papel da Unidade Básica de Saúde é promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. O equipamento é a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Somente no Ibirapuera, o serviço possui 9.757 pessoas cadastradas.