Prefeitura entrega Unidade de Acolhimento Adulto e Caps AD III


Ambos os serviços foram implantados pelo Governo Municipal, por meio do programa federal “Crack, é possível vencer”

A Rede de Atenção Psicossocial de Vitória da Conquista ganhou mais dois importantes equipamentos na tarde dessa quinta-feira, 16, a Unidade de Acolhimento Adulto e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD III). Os novos serviços foram implantados pelo Governo Municipal, por meio do programa federal “Crack, é possível vencer”.

Com a implantação destes serviços, o Município amplia o acesso ao tratamento para pessoas com dependência química. Desde 1999, a gestão municipal implantou o Centro de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Cead) para oferecer esse tipo de atendimento especializado.

“Até a data de hoje, o atendimento ofertado pelo Município se restringia ao atendimento ambulatorial. Agora, estes usuários contarão com a possibilidade de um tratamento, com internamento, por até seis meses. Isso graças a parceria com o Governo Federal”, reforçou o prefeito Guilherme Menezes.

Para o juiz da Vara da Infância e Juventude, Juvino Henrique Brito, este é um passo importante para as políticas antidrogas na cidade. “Não conheço outro lugar na Bahia em que existam tantos serviços na área de políticas públicas sendo implantados. É animador permanecer em Vitória da Conquista e sentir que a cidade tem uma gestão que se preocupa com a população”, declarou o juiz.

O vereador Luciano Gomes, líder do Governo na Câmara, lembrou a todos a importância do momento. “Para mim, é motivo de muita alegria a entrega destes equipamentos que fortalecerão o tratamento para os usuários de drogas. A gestão municipal está de parabéns pelo cuidado com toda a população, principalmente, na área da saúde”, destacou.

Sobre os equipamentos – Nos dois serviços, que atuarão de forma integrada, os usuários contarão com o atendimento de uma equipe multiprofissional, composta por 52 servidores. Eles se revezarão no período de 24h, todos os dias da semana, incluindo feriados.

O Caps AD III conta com 12 leitos para acolhimento noturno, onde o paciente poderá permanecer por até sete noites consecutivas ou até 15 dias, com intervalos, durante o período de um mês. Caso seja necessário um maior tempo de observação, a pessoa será encaminhada pelo Caps Ad III para a Unidade de Acolhimento Adulto, onde poderá permanecer por no máximo seis meses. A Unidade de Acolhimento Adulto conta com 15 leitos e promove a reinserção social e familiar.

* O ato de entrega contou com a presença também do vice-prefeito Joás Meira; da secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo; e demais membros da equipe de Governo; dos vereadores Júlio Honorato, Ricardo Babão, Adinilson Pereira, Coriolano Moraes; do defensor público, Lúcio Rodrigues; e da coordenadora do Ministério Público Estadual, Guiomar Miranda.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14