Prefeitura, enfermeiros e técnicos discutem sobre mudanças no calendário de imunização de 2017

????????????????????????????????????

Ministério da Saúde acrescentou novas faixas etárias aos públicos-alvo das vacinas contra HPV e meningite

A cada  início de ano, a Secretaria Municipal de Saúde convoca enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde de Vitória da Conquista para reuniões de capacitação, a fim de repassar atualizações sobre o calendário nacional de imunização.

As reuniões deste ano começaram na tarde desta sexta-feira, 27, no Polo de Formação em Saúde da Família, envolvendo os profissionais que atuam na zona rural. Os da zona urbana serão contemplados com o mesmo conteúdo na próxima segunda-feira, 30, no mesmo local.

Durante o encontro, tratou-se, principalmente, de novidades incorporadas ao calendário de 2017 pelo Ministério da Saúde, como o acréscimo de novas faixas etárias para as vacinas contra HPV e meningite.

No caso do HPV, homens de 12 e 13 anos foram acrescentados ao público que já tinha acesso à vacina – ou seja, mulheres de 9 a 14 anos. Além dos adolescentes, a vacina também já estava disponível a homens e mulheres entre 9 e 26 anos, portadores do vírus HIV.

Com relação à meningite, a vacina agora contempla homens e mulheres na faixa etária de 12 e 13 anos. O reforço da vacinação de rotina contra a febre amarela, dando preferência às pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, também esteve na pauta da reunião.

“Queremos reforçar e aumentar a parceria com as unidades de saúde, para dar continuidade cada vez mais ao nosso calendário de vacinação”, disse a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Ramona Cerqueira. “Isso está sendo reforçado para que a gente contemple todas essas faixas etárias e não fique ninguém sem se vacinar”.

Você pode ter acesso ao calendário nacional de imunização de 2017 clicando no link abaixo:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao

E, no próximo link, acompanhe a nota informativa do Ministério da Saúde, informando sobre as mudanças no calendário de imunização deste ano.

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/outubro/20/Nota-Informativa-311-Calendario-Nacional-de-Vacinacao-2017.pdf

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
28/03
Prefeitura intervém e finalmente Governo Federal libera R$144 milhões para construção da Barragem do Catolé
Notícias
28/03
Prefeitura instala novas lixeiras nas feiras livres
Gabinete Civil
28/03
Prefeitura participa da cerimônia de boas vindas aos novos atiradores do Tiro de Guerra
Notícias
27/03
Fundação de Saúde: funcionários participam da Sipat até sexta, 31