Prefeitura e Sest Senat oferecem curso de atualização profissional a agentes municipais de trânsito

Encerrado na terça-feira, 17, o curso, com carga de 90 horas, teve o objetivo de manter os profissionais atualizados

Quase 40 agentes municipais de trânsito – aproximadamente 50% do contingente que atua em Vitória da Conquista – participaram este ano de um curso de requalificação oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). O público-alvo incluiu os agentes que estão há mais tempo em serviço no sistema de trânsito da cidade.

Segundo o coordenador municipal de Trânsito, Herling Conceição, o oferecimento do curso se deve às mudanças constantes que ocorrem na legislação de trânsito e na necessidade de que os servidores se mantenham atualizados. “O objetivo é promover um nivelamento entre os profissionais, para que haja uma uniformidade nas ações e nos procedimentos desenvolvidos pelos agentes municipais de trânsito”, pontua.

Entre as disciplinas oferecidas ao longo das 90 horas de carga horária, houve Direito Penal e Administrativo, legislação de trânsito, atendimento ao público, gerenciamento de crises e português instrumental. Em suma, trata-se de uma atualização dos profissionais, com ênfase na legislação de trânsito.

‘Melhor qualidade’ – Na tarde dessa terça-feira, 17, no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), os agentes se reuniram novamente para a cerimônia de encerramento do curso. “Essa carga horária foi criada pensando em proporcionar uma melhor qualidade para o trabalho de vocês”, disse aos agentes o coordenador de Administração e Finanças do Sest Senat, Lúcio Pereira.

Entre os agentes, as opiniões sobre a importância de participar dessa iniciativa pouco variavam, e tinha em comum o tom de aprovação. “A requalificação é muito importante porque o trânsito é muito dinâmico. Sempre têm novas resoluções, leis e portarias. E com essa atualização, a gente conhece o formato das novas leis e os novos padrões de sinalização”, avaliou o agente Iran Profeta, que trabalha no trânsito municipal desde 1999.

‘Importância imensa’ – Seu colega Eliomar Gama, na ativa desde 2003, também aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É de uma importância imensa”, afirmou Gama. “A legislação de trânsito, assim como todos os ramos do direito, tem uma constante movimentação de novos conceitos e resoluções. Então, o órgão municipal de trânsito deve manter o seu quadro de servidores sempre atualizado”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Mobilidade Urbana
11/12
Prefeitura faz intervenções na João Pessoa; medida busca fluidez no trânsito
Mobilidade Urbana
01/12
Transporte coletivo: Semob realiza atendimento especial para a Uesb no domingo, 3
Mobilidade Urbana
22/11
Prefeitura regulariza nível do asfalto na avenida Bartolomeu de Gusmão: fique atento para mudanças no trânsito
Mobilidade Urbana
17/11
Prefeitura amplia horário do transporte coletivo neste domingo, 19