Prefeitura e Derba promovem primeiro ciclo de oficinas sobre o novo aeroporto de Vitória da Conquista

Momentos de sensibilização estão envolvendo professores de cinco escolas municipais

A Escola Municipal Zélia Saldanha, localizada no bairro Simão, foi o local escolhido pela Prefeitura e pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) para sediar, na tarde dessa quarta-feira, 5, a primeira de um ciclo de oficinas sobre o novo aeroporto de Vitória da Conquista. Outras atividades semelhantes serão realizadas na quinta-feira, 6, e na sexta-feira, 7, em outras escolas* da Rede Municipal de Ensino situadas na mesma região.

O critério de escolha das unidades de ensino foi a proximidade com a área de seis milhões de metros quadrados, a aproximadamente 15 quilômetros do perímetro urbano, onde está sendo construído o novo aeroporto. A ideia é compartilhar com a comunidade o máximo possível de informações sobre a nova realidade que está chegando à cidade por conta desse empreendimento. E, para isso, os primeiros a serem convidados foram os professores dessas escolas.

“Achei muito relevante, já que o professor trabalha como multiplicador. Ele faz essa mediação do conhecimento junto com o aluno”, avaliou Luciano Brasil, professor de Geografia e também secretário da Escola Municipal Zélia Saldanha. Foi justamente esse potencial do professor – o de passar adiante as informações que recebe – o motivo que levou à escolha da categoria como primeira a ser contemplada pelas oficinas.

As oficinas estão sendo coordenadas pelos biólogos Niel Amorim e Taís Gouveia, ligados à gerência de Garantia Ambiental do Derba. Também participa das atividades a engenheira Regina Meireles, que atua na Diretoria de Terminais do órgão. Da parte do Governo Municipal, participam representantes das secretarias municipais de Infraestrutura – Diogo Limeira, arquiteto e urbanista – e de Educação – Izaías Santos, que na primeira oficina representou o coordenador de Administração Escolar, Vilanei Chaves.

A equipe compartilha com os professores uma série de informações importantes sobre o impacto da construção do novo aeroporto na cidade. Ao final, recebem dos professores sugestões sobre possibilidades de se incluir esse assunto nos conteúdos que serão aplicados na sala de aula no próximo ano letivo.

O clima da primeira oficina foi de boas expectativas. “Para o ano que vem, poderemos inserir no plano de ação da escola, e trabalhar o ano todo”, registrou Luciano Brasil.

*Confira as escolas contempladas pelo primeiro ciclo de oficinas sobre o novo aeroporto:

  • 5/11 – 15h – Escola Municipal Zélia Saldanha (Simão)
  • 6/11 – 10h – Escola Municipal Erathósthenes Menezes (Iguá)
  • 6/11 – 15h – Escola Municipal José Rodrigues do Prado (Pradoso)
  • 7/11 – 10h – Escola Municipal José Lopes Viana (Campinhos)
  • 7/11 – 15h – Escola Municipal Idália Torres (Simão)

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
21/11
Dia da Consciência Negra proporciona cultura e informação em Vitória da Conquista
Gabinete Civil
20/11
Orgulho de ser LGBT coloca bandeira da diversidade na rua
Gabinete Civil
20/11
Município e Poder Judiciário dialogam sobre a desocupação da Serra do Piripiri
Gabinete Civil
20/11
Prefeitura e Embasa firmam parceria para análise da qualidade da água