Prefeitura e Câmara de Vereadores doam veículo à Comunidade de Aliança Anuncia-me

Entidade oferece assistência a moradores de rua, andarilhos e pessoas que passam pela cidade e não dispõem de recursos

Após servir durante algum tempo à Prefeitura de Vitória da Conquista, o Fiat Uno de cor branca, modelo 2011/2012, agora pertence à Comunidade de Aliança Anuncia-me, graças a uma doação que, além da Administração Municipal, envolveu também a Câmara de Vereadores. Juntos, no início da tarde desta quarta-feira, 17, os representantes dos dois poderes do município entregaram as chaves e os documentos do veículo ao presidente da instituição, José Dias.

O anúncio foi feito logo depois da celebração eucarística que costuma ocorrer todos os dias, antes do almoço. E um dos acolhidos, Luiz Luciano Mamede, 39, não teve dúvidas: deitou-se sobre o capô do automóvel e o abraçou. “Fiquei muito feliz”, comemorou ele, que não tem moradia fixa e é atendido pela entidade há alguns anos. Disse acreditar que o veículo tornará mais práticas a idas e vindas de alguns colegas a hospitais. “O trabalho que eles fazem aqui é excelente. Ajudam na saúde, nas roupas, em tudo que você procura auxílio. Para mim, é uma felicidade. Abracei e beijei o carro, e faria de novo”, festejou Mamede.

‘Resgatar a dignidade’ – O entusiasmo não é por acaso. A Comunidade de Aliança Anuncia-me sobrevive das doações de seus sócios-contribuintes para prosseguir com o trabalho que desenvolve há quase vinte anos: oferecer assistência a moradores de rua, andarilhos e qualquer pessoa que esteja de passagem por Vitória da Conquista e não disponha de recursos suficientes para atender suas necessidades básicas. “Nosso objetivo é acolher e resgatar a dignidade da pessoa”, resumiu Dias. “Muitos, ao longo da caminhada conosco, mudam de vida. Conseguem um emprego e estabilidade na vida familiar. Alguns retornam para suas cidades de origem, outros constituem família”.

Segundo o presidente da entidade, o novo veículo, doado pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, já tem no mínimo uma utilidade definida: “Temos uma casa de acolhimento para pessoas idosas, que precisam ir ao hospital para fazer exames de emergência. Realmente, o carro será muito útil para a nossa comunidade”. O público atual da casa de acolhimento, mantida pela entidade, é de pouco mais de dez pessoas que lá têm moradia fixa – além do público flutuante, estimado entre 60 e 80 peregrinos que passam diariamente por suas instalações e, após passarem por uma triagem, recebem alimentação e higiene básica, além de outros encaminhamentos.

‘Relevantes serviços’ – “É uma instituição que cumpre relevantes serviços na nossa cidade”, observou o chefe do Gabinete da Prefeitura, Márcio Higino Melo, que representou o prefeito Guilherme Menezes na cerimônia de doação do automóvel. “Essas pessoas, que se encontram desamparadas pelos mais diversos problemas que a vida lhes apresentou, têm nessa instituição esse apoio para que possam se soerguer e buscar uma nova orientação em suas vidas”.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Vasconcelos, destacou o momento natalino, propício a ações como a doação feita em conjunto com o Governo Municipal. “É um momento de estarmos juntos, principalmente num clima deste, de Natal, reconhecendo que tantas pessoas estão sendo ajudadas por um trabalho social. Parabéns à Prefeitura e parabéns à Câmara”, disse o vereador.

“Recebemos com muita gratidão. Agradecemos muito, tanto ao Executivo quanto ao Legislativo, que se empenharam para que este momento acontecesse”, afirmou Dias.

Caso o cidadão queira ser sócio-contribuinte da comunidade ou doar alimentos, roupas e material de limpeza, basta entrar em contato, por meio do telefone (77) 3424-5835. 

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
28/04
Alegria e emoção marcam a entrega da quadra poliesportiva no Vila América
Gabinete Civil
27/04
FNDE em Ação: em Vitória da Conquista, ministro da Educação anuncia R$ 110 milhões para prefeituras baianas
Gabinete Civil
26/04
Prefeitura convoca servidores para o trabalho nesta sexta-feira
Gabinete Civil
26/04
Projeto para preservação da memória de Glauber Rocha recebe apoio do Ministério da Cultura