Prefeitura divulga nome de ruas vencedoras do Concurso de Ruas com Melhor Ornamentação Tradicional de São João

Travessa da Amizade – 1º lugar

Com o objetivo de resgatar as tradições juninas, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promove o Concurso de Ruas com Melhor Ornamentação Tradicional de São João.

Date Sena

O concurso faz parte da programação oficial do Forró Pé de Serra do Periperi. Este ano, 30 ruas se inscreveram na competição.

Para o gerente municipal de Cultura, Date Sena, o concurso cresce a cada edição e a comunidade busca estar com as ruas mais preparadas. “Nós, da Comissão Julgadora, percebemos que este ano as pessoas se prepararam mais, fizeram apresentações de quadrilha e brincadeiras como pau de sebo e quebra pote. Isso mostra que o retorno à tradição junina está caindo no gosto das pessoas”, disse.

Rua da Barragem – 3º lugar

As grandes vencedoras do concurso de Ruas Ornamentadas em 2014 foram a Travessa da Amizade, no bairro Cruzeiro (1º lugar) e as Ruas Albatroz e da Barragem, no bairro Guarani (2º e 3º lugar, respectivamente). Entre os critérios avaliados pela comissão julgadora estavam originalidade, criatividade, motivos da tradição junina, envolvimento da comunidade, beleza e tamanho da área ornamentada.

Meirian Novaes

Para a funcionária pública, Meirian Novaes, que ao lado de outras 25 pessoas ornamentou a Travessa da Amizade, a ideia desse concurso é excelente e vai muito além de uma competição. “Não sentimos que estávamos em uma disputa. O concurso promoveu uma verdadeira integração entre os membros da comunidade que também se sentem mais responsáveis pelo lugar onde estão inseridos”, assegurou.

Marcos Antônio

Já para Marcos Antônio Rocha, da Rua Albatroz, o resgate das tradições juninas, inclusive da ornamentação nas ruas, deve ser mantido e ensinado para as novas gerações. “A Prefeitura Municipal está de parabéns por toda a programação do São João, inclusive pelo espaço novo do Forró Pé de Serra do Periperi”, completou.

Evandro Novais

A Rua da Barragem, no bairro Guarani, também recebeu um colorido especial. A Copa do Mundo foi o tema da ornamentação. Para o mecânico Evandro Novais, que mora na rua há 27 anos, a tradição de ornamentar a rua acontece desde o tempo da sua avó. “Agora, com o incentivo dado pelo concurso, a gente tem mais animação ainda para enfeitar a rua”.

Jucélia Almeida

A promotora de vendas, Jucélia Almeida, lembrou: “Essa tradição é muito boa, porque fazemos a nossa festa em um ambiente bastante familiar. Passamos toda a noite de São João aqui, nas casas dos vizinhos e não têm nenhum perigo”.

Rua Albatroz – 2º lugar

Além de propiciar momentos de interação e lazer entre os vizinhos, o concurso premiará os vencedores com valores que variam entre R$ 1.500 e R$ 700. Eles também receberão troféus.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/07
Memorial Régis Pacheco sedia exposição “Mãos do Bruno”
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
25/07
Centro de treinamento alimenta sonho de meninos em se tornarem jogador de futebol
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
24/07
Estádio Lomanto Júnior passa por vistoria da Federação Baiana de Futebol
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
23/07
Ciclistas realizam ato e pedem respeito no trânsito