No final da tarde desta sexta-feira (06) a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através do Decreto n.º 20.155, informa à população a existência de situação anormal, provocada pelo excesso de chuvas intensas, caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.

O prefeito municipal, Herzem Gusmão, assinou o Decreto em consequência da chuva ocorrida nesta madrugada, onde foi registrado uma precipitação de 71.52 milímetros. O índice, considerado muito alto pelos meteorologistas, gerou grandes danos aos munícipes em diversos pontos da cidade.

Em decorrência da previsão de novos temporais, a Prefeitura ressalta ainda que os danos causados pelas enxurradas na infraestrutura da cidade podem ser expressivamente amplificados. Desta forma, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) recomenda ações emergenciais voltadas para minorar os efeitos das chuvas.

Qualquer pessoa que tiver algum dano ou ameaça de dano por conta das chuvas deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199. O órgão está disponível para ocorrências 24 horas por dia, com 10 servidores atuando em regime de plantão.