Boas práticas são reconhecidas e Vitória da Conquista tem sido destaque em vários veículos de imprensa pela ação de prevenção adotada pela Prefeitura com a organização da fila que se forma em frente à Caixa Econômica de pessoas em busca do Auxílio Emergencial liberado pelo Governo Federal.

A  Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) fez o bloqueio do acesso de veículos à rua Maximiliano Fernandes e à praça Barão do Rio Branco. No local, sinalização com setas pintadas no chão foram feitas para manter o distanciamento de 1 metro e meio – tanto frontal, quanto lateral – entre as pessoas, para evitar qualquer contato físico. Neste momento, a maior preocupação é de organizar os espaços e vias públicas como forma de evitar ao máximo as aglomerações.

Antes da abertura do banco neste sábado, a fila já era grande, mas estava organizada, sem aglomerações

Na manhã deste sábado (02), a Caixa Econômica Federal abriu, excepcionalmente para atender os cidadãos beneficiários do auxílio emergencial e, ao contrário do que se vê em boa parte do Brasil, aqui em Conquista, não há aglomeração. Um grande número de pessoas compareceu à porta do banco desde o início da madrugada, mas as filas permaneceram organizadas e o distanciamento garantido. O trabalho dos agentes do Simtrans e dos agentes patrimoniais tem sido essencial para orientar as pessoas a seguirem a marcação no chão e ocuparem o espaço correto na fila.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura, a ação realizada pela Gestão Municipal tem o objetivo de disciplinar essas filas. “As pessoas precisam receber seus benefícios na Caixa e a gente vem atuando no sentido de minimizar esses impactos da aglomeração de pessoas para que consigamos diminuir a transmissão do coronavírus. É mais uma medida entre tantas outras adotadas pela gestão, como a obrigatoriedade do uso de máscaras”.

O trabalho da Secretaria de Mobilidade foi realizado na noite de quarta-feira (29) com a pintura das setas no chão e, desde fevereiro, a Prefeitura tem adotado, de maneira preventiva, todas as medidas necessárias para proteger a população e evitar que o coronavírus avance no município. É um trabalho de todos e, por isso, é importante reforçar: só saia de casa se realmente for necessário. E se sair, use máscara.